Bruno Poletti/Folhapress | |
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Candidatos à Prefeitura de SP Celso Russomanno (PRB), Marta Suplicy (PMDB), Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB)
A campanha eleitoral municipal começa oficialmente nesta terça-feira (16) com menos tempo para que os partidos se adaptem às novas regras.
A minirreforma aprovada em 2015 reduziu o período autorizado de campanha de 90 para 45 dias, que começam a contar a partir desta terça. As doações de empresas estão proibidas.
Com a minirreforma aprovada em 2015, o período autorizado de campanha pela Justiça Eleitoral caiu de 90 para 45 dias, que começam a contar a partir desta terça.
Em São Paulo, candidatos pretendem reforçar a campanha de rua para compensar a exposição menor que terão no horário eleitoral, que também será reduzido neste ano.
Líder nas pesquisas, o deputado federal Celso Russomanno (PRB), bem aceito em bairros periféricos, vai começar a campanha no Itaim Paulista, no extremo leste da cidade, onde vai a duas feiras livres. Ele vem sendo blindado por integrantes da campanha com o objetivo de evitar polêmicas.
Em 2012, ele liderava a disputa, mas acabou de fora do segundo turno após ser atacado por uma proposta de mudar o Bilhete Único. A coordenação da candidatura diz que será uma campanha com "ênfase nas propostas".
Marta Suplicy (PMDB) vai começar a campanha em um CEU (Centro Educacional Unificado), que foi uma bandeira da gestão dela na prefeitura, de 2001 a 2004.
Em terceiro lugar nas pesquisas da pré-campanha, a candidata do PSOL, Luiza Erundina vai se dedicar à campanha de rua, já que deve ficar com só dez segundos a cada programa de TV.
Pedro Ekman, que será responsável pela propaganda na televisão dela, diz que uma das maiores dificuldades será driblar as novas regras que impedem a participação em debates. O partido espera canalizar o voto dos insatisfeitos com a política.
O prefeito Fernando Haddad (PT), candidato à reeleição, vai buscar na largada da campanha desconstruir vitrines da antiga correligionária Marta.
Embora ele tenha evitado criticar opositores, integrantes do partido vêm fazendo ataques a Marta, agora aliada do presidente interino, Michel Temer.
A coordenação de campanha diz apostar nas inserções de programação diante do tempo mais curto da campanha eleitoral na TV.
Estreante em eleições, o candidato tucano, João Doria, vai disputar com Russomanno o eleitorado de classe C insatisfeito com o PT em sua tentativa de se tornar conhecido. A campanha dele considera que os eleitores dos extremos da periferia da cidade tendem a votar no PT e, por isso, terá como um dos focos o cinturão que margeia o centro expandido.
Doria diz que usará recursos próprios para financiar a campanha, orçada em torno de R$ 20 milhões. Ele declarou patrimônio total de R$ 180 milhões.
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QUEM SÃO OS CANDIDATOS A PREFEITO DE SP
Dados divulgados pela Justiça Eleitoral até as 20h desta segunda (15)*
ALTINO (PSTU)
Vice: Professora Janaína (PSTU) Coligação: PSTU Patrimônio declarado: Nenhum bem declarado Intenção de voto no Datafolha*: Não apareceu
CELSO RUSSOMANNO (PRB)
Vice: Marlene Campos (PTB) Coligação: PRB/PSC/PTB/PEN Patrimônio declarado: R$ 1,84 milhão Intenção de voto no Datafolha*: 25%
FERNANDO HADDAD (PT)
Vice: Gabriel Chalita (PDT) Coligação: PT/PC do B/PR/PDT/ PROS Patrimônio declarado: R$ 452 mil Intenção de voto no Datafolha*: 8%
HENRIQUE ÁREAS (PCO)
Vice: Tranquillo Moterle (PCO) Coligação: PCO Patrimônio declarado: Nenhum bem declarado Intenção de voto no Datafolha*: Não apareceu
JOÃO BICO (PSDC)
Vice: Professora Sílvia Cristina (PSDC) Coligação: PSDC Patrimônio declarado: R$ 4,4 milhões Intenção de voto no Datafolha*: Não apareceu
JOÃO DORIA (PSDB)
Vice: Bruno Covas (PSDB) Coligação: PSDB/PPS/PV/PSB/DEM/PMB/PHS/PP/PSL/PT do B/PRP/PTC/PTN Patrimônio declarado: R$ 180 milhões Intenção de voto no Datafolha*: 6%
LEVY FIDELIX (PRTB)
Vice: Jairo Glikson (PRTB) Coligação: PRTB Patrimônio declarado: R$ 772 mil Intenção de voto no Datafolha*: 2%
LUIZA ERUNDINA (PSOL)
Vice: Ivan Valente (PSOL) Coligação: PSOL/PCB Patrimônio declarado: R$ 605,6 mil Intenção de voto no Datafolha: 10%
MAJOR OLÍMPIO (SD)
Vice: David Martins (SD) Coligação: SD Patrimônio declarado: R$ 550,6 mil Intenção de voto no Datafolha*: 2%
MARTA (PMDB)
Vice: Matarazzo (PSD) Coligação: PMDB / PSD Patrimônio declarado: R$ 13,3 milhões Intenção de voto no Datafolha*: 16%
RICARDO YOUNG (Rede)
Vice: Carlota Mingolla (Rede) Coligação: Rede Patrimônio declarado: R$ 7,4 milhões Intenção de voto no Datafolha*: 1% NOVAS REGRAS
Algumas mudanças na lei eleitoral
Duração da campanha
Campanha começa nesta terça (16) e dura 45 dias (antes durava 90). A campanha na TV começa em 26 de agosto e vai durar 35 dias (eram 45 dias antes)
Propaganda na rua
Não pode pendurar propaganda em postes, placas, pontes, passarelas, paradas de ônibus, árvores, entre outros. Faixas, cavaletes e bonecos também estão proibidos. Mesas para distribuição de material e bandeiras em vias públicas são permitidas desde que não atrapalhem a circulação
Propaganda na TV
Programa eleitoral terá dez minutos (antes durava 30 minutos) e inserções (de 30 ou 60 segundos) ocuparão um total de 70 minutos diariamente
Doações
Pessoas jurídicas estão proibidas de financiar campanhas. Verba deve vir de doações de pessoas físicas e do fundo partidário. As pessoas físicas podem doar até 10% do que declararam no imposto de renda
Limite de gastos
O teto para gastos da campanha passou a ser estipulado pela Justiça Eleitoral: no primeiro turno, candidatos a prefeito poderão gastar até 70% do valor da campanha mais cara de 2012. Em São Paulo, esse limite é de R$ 45,4 milhões
*Respostas estimuladas em pesquisa com 1.092 pessoas nos dias 12 e 13 de julho, antes de Andrea Matarazzo e Marlene Campos Machado anunciarem que seriam vices; a margem de erro máxima é de três pontos percentuais para mais ou para menos
Fontes: TSE e Datafolha
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