A partir do último sábado (15), passageiros voando entre Portugal e Brasil pela Tap podem trocar mensagens gratuitamente usando o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens de texto. O serviço de wifi livre está disponível tanto para viajantes da classe econômica como para os da executiva.
Para fazer a jornada transatlântica conectada à internet, no entanto, será preciso embarcar no novíssimo Airbus A330 neo, a mais recente aeronave da companhia portuguesa.
O anúncio do voo conectado foi feito pelo próprio presidente da Tap, Antonoaldo Neves, usando o sistema de intercomunicação do avião. O executivo pegou os passageiros de surpresa, pouco antes da decolagem, com a divulgação da nova funcionalidade.
Na classe econômica, a informação foi recebida com aplausos e comemoração entre os passageiros.
É a primeira vez que uma companhia aérea europeia oferece o envio de mensagens gratuitamente por wifi em voos de longa duração.
Apesar de algumas áreas de instabilidade na conexão via satélite e da lentidão em comparação à internet em terra firme, a troca de mensagens funcionou durante toda a viagem.
ESTREIA MUNDIAL
O Airbus A330-900neo, um dos mais modernos do mundo na aviação comercial, fez sua estreia em um voo regular no fim de semana, na rota Lisboa-São Paulo.
A Tap foi a primeira companhia aérea do mundo a receber esta nova família de aviões.
“São Paulo é o nosso maior mercado. São três voos por dia. Mesmo com aviões mais antigos, São Paulo continuou usando a Tap para viajar, para fazer lazer. Esse voo histórico é um presente para o nosso maior mercado no Brasil e no mundo”, justificou Antonoaldo Neves, presidente da empresa.
O voo inaugural do A330 neo foi marcado por uma série de ações promocionais, como a apresentação de bailarinos e a distribuição de brindes aos passageiros, incluindo uma edição limitada de um vinho do Porto produzido em 2003.
O ponto alto, no entanto, foi o sorteio de um upgrade para a classe executiva entre os viajantes da econômica a bordo.
Além do sistema de entretenimento mais moderno e do wifi na viagem, o novo modelo de avião tem ainda 30 lugares a mais do que sua geração anterior.
O novo Airbus gasta menos combustível e tem menos ruído na cabine.
Giuliana Miranda, Folha de São Paulo