O número superou a expectativa da Ebit Nielsen, que previa alta de 15% no faturamento, para R$ 2,43 bilhões. Os dados incluem também as vendas realizadas na quinta-feira, véspera do evento. O crescimento foi impulsionado pela confiança dos consumidores com a data. Levantamento feito pela empresa indicou que o índice de pessoas que não acreditavam na veracidade dos descontos diminuiu de 38% em 2017 para 35% em 2018.
Entre as categorias que se destacaram na quinta-feira, estão perfumaria e cosméticos, que ano passado ainda era muito dependente da venda de perfumes, e outros grupos de produtos como cuidados com o cabelo, cuidados com o corpo, desodorantes e dermocosméticos, que vêm ganhando também importância no e-commerce. Na sexta-feira, a procura foi dominada pelos produtos de tíquete médio mais elevado, como smartphones, itens de linha branca e TVs. O diferencial desta vez, explica Ana Szasz, é que o ritmo de vendas foi constante durante o dia, e aumentou consideravelmente a noite quando comparado com o ano anterior.
- A véspera foi acima da expectativa do mercado, o que mostra que o consumidor já entendeu que a quinta-feira à noite já é Black Friday. A marca da Black Friday do ano passado foi superada por volta das 17h. O consumidor aproveitou a volta do trabalho a noite também para fazer compras, o que resultou em aumento de 40% nas vendas, quando comparado ao mesmo período do ano passado- disse Ana Szasz, líder comercial para Ebit Nielsen.