quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Juiz intima defesas de Lula e Delcídio antes de proferir sentença

Marcelo Rocha - Epoca

O juiz Ricardo Leite, substituto da 10ª Vara Federal de Brasília, determinou nesta quarta-feira (4) que sejam intimadas as defesas do ex-senador petista Delcídio do Amaral e de seu ex-chefe de gabinete Diogo Rodriguez para que apresentem, no prazo de dez dias, as alegações finais na ação penal em que são réus por obstrução da Justiça. Em seguida, será a vez de os advogados do ex-presidente Lula, do pecuarista José Carlos Bumlai e seu filho Maurício Bumlai, do banqueiro André Esteves, do BTG Pactual, e do advogado Edson Ribeiro serem notificados para a mesma providência. Essa fase antecede à sentença.
No acordo de delação premiada que firmou com o Ministério Público Federal, Delcídio acusou Lula e os demais de tentarem interferir no andamento da Lava Jato, o que incluía comprar o silêncio de Nestor Cerveró, ex-diretor internacional da Petrobras e também delator.

Foi nesse processo que o MPF pediu a absolvição de Lula e Esteves por entender que não foram comprovadas as acusações de Delcídio. O procurador Ivan Marx, encarregado do caso, pediu a suspensão dos benefícios concedidos ao ex-senador do PT.

Lula processou Delcídio do Amaral, perdeu a causa e agora recorre (Foto: Reprodução)