segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Coca-Cola investe R$ 3 bilhões e lança campanha de marca única

O Globo



Mesmo depois de dois anos de recessão, a Coca-Cola mantém a previsão de investimentos de R$ 3,2 bilhões no Brasil, este ano, incluída neste número a nova fábrica de Taquara, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, a empresa lançou em São Paulo mais uma etapa da campanha de marca única, que prevê a chegada ao país, até fevereiro, das versões Stevia, Diet e Zero em embalagens com nova identidade visual, recuperando o vermelho. O Brasil é o quarto mercado da marca, atrás de Estados Unidos, México e China.

O presidente da Coca-Cola Brasil, Henrique Braun, informou que a previsão de investimentos este ano é 10% superior a de anos anteriores. Nos últimos cinco anos, o investimento total da empresa no país chegou a R$ 14,1 bilhões, incluindo neste período eventos como a Olímpíada do Rio de Janeiro e a Copa do Mundo. Segundo ele, a crise econômica dos dois últimos anos não atrapalhou os planos da companhia para o Brasil.

— Nossos planos são de longo prazo e estamos otimistas em relação aos próximos anos. 

A crise econômica não atrapalha e mantemos o investimento previsto em infraestrutura (fábrica), equipamentos e marketing - disse Braun, lembrando que a empresa gera 69 mil postos de trabalho diretos e tem 45 fábricas contemplando todos os estados do país.

Pela primeira vez no Brasil, o vice-presidente executivo global e líder global de marketing (CMO) da Coca-Cola Company, Marcos de Quinto, lembrou que, nos últimos anos, o lançamento de versões da coca com menos açúcar ou de baixa caloria gerou "diferentes personalidades" e não produziu uma migração mais rápida para este produtos.

— O consumidor não tinha um problema com a marca, mas sim com a quantidade de açúcar do produto — diz Quinto, lembrando que haverá um disco vermelho no centro da lata acompanhado da cor de cada uma das versões: original, toda vermelha; zero açúcar, com preto; e Stevia e 50% menos açúcares, com verde.

De acordo com Braun, haverá um incremento de 50% na distribuição das três versões em todo o país, aumentando o foco sobre estes produtos com menos ou zero açúcar. Segundo os executivos da empresa, já existe uma reformulação no portfólio de produtos da companhia, que começou há mais de anos, para reduzir os teores de açúcar. Pelo menos 42 itens já foram reformulados com esse objetivo, especialmente os chamados néctares, que tiveram redução de 25% no nível de açúcar. E 80% do produtos já oferecem opção de baixa ou zero caloria.

- Mas a fórmula original da coca é intocável - diz Braun.