sábado, 3 de janeiro de 2026

Maduro é indiciado pelos EUA; veja acusações do Departamento de Justiça

 Procuradora-geral norte-americana afirma que o ex-ditador venezuelano e Cilia Flores responderão a processos


De acordo com o regime de Maduro, o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) não conseguiu vitória apenas no Estado de Cojedes - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil 


O Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou, neste sábado, 3, uma nova acusação contra o agora ex-ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, além de sua mulher, Cilia Flores, e de seu filho. Segundo o órgão, eles transformaram instituições venezuelanas em um centro de corrupção ligado ao narcotráfico para benefício próprio. A acusação afirma que essa prática “enriquece os bolsos de autoridades venezuelanas e suas famílias, ao mesmo tempo que beneficia narcoterroristas violentos que operam impunemente em solo venezuelano e que ajudam a produzir, proteger e transportar toneladas de cocaína para os Estados Unidos”.



Desde 2020, Maduro responde a processos nos Estados Unidos por narcoterrorismo, conspiração para importar cocaína e outras acusações relacionadas. 

Indiciamento de Maduro na Justiça dos EUA 

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, também informou que Maduro e Cilia serão julgados em tribunais norteamericanos. Segundo ela, ambos foram indiciados no Distrito Sul de Nova York.

De acordo com Bondi, as acusações contra Maduro incluem conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, além de conspiração para posse desses armamentos contra os Estados Unidos.


Nicolas Maduro and his wife, Cilia Flores, have been indicted in the Southern District of New York. Nicolas Maduro has been charged with NarcoTerrorism Conspiracy, Cocaine Importation Conspiracy, Possession of Machineguns and Destructive Devices, and Conspiracy to Possess Mostrar mais Última edição 9:25 AM · 3 de jan de 2026 128,4 mil Responder Copiar link pa


“Eles em breve enfrentarão toda a força da Justiça norte-americana em solo norte-americano, em tribunais americanos”, escreveu Bondi no X.


“Em nome de todo o Departamento de Justiça dos EUA, gostaria de agradecer ao presidente Trump por ter a coragem de exigir responsabilização em nome do povo americano, e um enorme agradecimento às nossas bravas Forças Armadas que conduziram a incrível e bem-sucedida missão de captura desses dois supostos narcotraficantes internacionais”, continuou.  


Detalhes da operação dos EUA 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também confirmou a captura. Segundo ele, o casal está a bordo do navio USS Iwo Jima, a caminho de Nova York. A missão contou com apoio da CIA e da polícia norte-americana.

O governo dos Estados Unidos oferecia uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem à detenção de Maduro, valor atualizado em agosto de 2025. Enquanto a Justiça norte-americana prepara o julgamento, o governo venezuelano decretou emergência nacional, e a oposição acompanha os desdobramentos.