quinta-feira, 20 de novembro de 2025

O ex-presidiário Lula indica Jorge Bessias para vaga no... STF. Por que mais um intermediário? Deveria escalar um criminoso do PCC, do CV...

'Bessias' ainda precisa passar por sabatina no Senado para assumir uma cadeira na Corte


Lula (PT) e Jorge Messias, ministro do STF - Foto: assessoria do Planalto


O presidente Lula (PT) oficializou nesta quinta-feira (20) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).

A escolha confirma o favoritismo do jurista pernambucano que desde o início do atual governo, se tornou uma das figuras de maior confiança do petista.

A indicação, no entanto, ainda não garante sua chegada à Corte. Como determina a Constituição, Messias precisará passar pela sabatina da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, em seguida, ter seu nome aprovado pelo plenário da Casa.

São necessários 41 votos favoráveis para que ele possa tomar posse.

A eventual nomeação de Messias preencherá a vaga que será aberta com a aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso.

Perfil de Messias

Natural de Pernambuco, Messias construiu sua carreira dentro da máquina pública. Formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e mestre pela Universidade de Brasília (UnB), ingressou na Advocacia-Geral da União como procurador da Fazenda Nacional, responsável pela cobrança de dívidas fiscais da União.

Desde então, acumulou passagens por áreas estratégicas:

  • Subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República

  • Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior no Ministério da Educação;

  • Consultor jurídico do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação;

  • Atuação em órgãos como Banco Central e BNDES

Com o Diáio do Poder