O deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) disse que a vitória de Kamala Harris na eleição para a Presidência dos Estados Unidos seria catastrófica para aquele país. Ele proferiu a declaração nesta segunda-feira, 4, no Jornal da Oeste. Luiz Philippe considera que a democrata é inexperiente para ocupar a Presidência dos EUA. Além disso, o parlamentar acredita que a vitória de Kamala vai afetar diretamente o mundo e deve deixar aquele país em um papel coadjuvante na conjuntura política internacional. + Leia mais notícias de Política em Oeste “Os desdobramentos de Kamala ter um mandato nesse próximo ano seriam catastróficos para os Estados Unidos”, disse Luiz Philippe.
"A
eleição da Kamala pode gerar uma instabilidade muito grande por
causa de sua política.”
Kamala disputa a Presidência dos Estados Unidos contra o expresidente Donald Trump. A democrata, que é vice-presidente do
país, entrou para a disputa depois que o atual presidente, Joe Biden,
desistiu da corrida, em julho. O chefe do Executivo norte-americano
foi alvo de críticas por sua idade. Nesta terça-feira, 5, ocorre a
votação em grande parte dos Estados.
Kamala Harris enfraqueceria a política externa.
O deputado federal considera que os Estados Unidos têm perdido espaço no cenário internacional, o que abriria caminho para domínio da China e da Rússia. Luiz Philippe acredita que a eleição de Kamala Harris iria enfraquecer mais os norte-americanos. “Os EUA ainda operam o maior sistema de defesa internacional”, comentou Luiz Philippe. “Eles também ainda são a maior influência que existe no mundo. Muitos países dependem desse paternalismo norte-americano para se proteger dos novos rivais. Então, será uma desestabilização internacional muito grande se por acaso Kamala vencer. Acho que ela não vai saber como lidar com isso.”
O parlamentar ainda comentou os efeitos da eleição de Donald Trump para o Brasil. Luiz Philippe considera positiva a vitória do republicano para os brasileiros. Segundo o deputado, o ex-presidente norte-americano pode ajudar a diminuir o poder do Judiciário brasileiro. “A vitória do Trump ajuda na nossa institucionalização”, afirmou Orleans.
“Ajuda contra a perseguição que acontece por parte do Judiciário perante aos opositores políticos do atual governo. A vitória do Trump ajuda indiretamente, as mudanças são nossas, nossa prerrogativa. Mas ele pode fazer uma censura contra abusos de ministros lá fora, claro que com o viés de proteção dos interesses da população norte-americana.” Confira a entrevista completa do deputado federal Philippe de Orleans ao Jornal da Oeste, no canal da Revista Oeste no YouTube. O programa é transmitido ao vivo, de segunda-feira a sexta-feira, a partir das 16h45.
Revista Oeste