Míssil que ia em direção à barragem foi interceptado
As Forças Armadas da Ucrânia derrubaram um míssil russo que ia em direção à barragem do reservatório da capital Kiev neste sábado, 26. A interceptação ocorreu por voltas das 4h (23h, no horário de Brasília).
“Se a barragem for destruída, a inundação causará vítimas e danos catastróficos, incluindo inundações em áreas residenciais em Kiev e nos subúrbios”, publicou o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia, no Telegram.
“A destruição da barragem do reservatório de Kiev pode levar à destruição de Kaniv, Kremenchuh e outras barragens e até mesmo um acidente na central nuclear de Zaporizhzhia”, acrescentou a pasta.
Há três dias, as Forças Armadas da Ucrânia lutam para proteger seu país dos invasores russos. Ontem, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo para que os cidadãos do mundo protestem contra a investida russa.
“Tenho certeza que as pessoas comuns também podem agir em todos os países”, disse Zelensky. “Vão às praças de suas cidades e exijam paz para a Europa, paz para a Ucrânia, o fim desta guerra.” Ele afirmou que pedir a paz é um direito de todos.
O presidente disse ainda que, quando bombas caem em Kiev, caem também na Europa. “Quando mísseis matam nosso povo, é a morte de todos os europeus. Exijam mais proteção para a Europa, mais proteção para a Ucrânia como parte de um mundo democrático.”
Leia também: “A Ucrânia balança o mundo”, reportagem de Flavio Morgenstern publicada na Edição 101 da Revista Oeste
Revista Oeste