sexta-feira, 30 de abril de 2021

Desemprego fica em 14,4% e atinge 14,4 milhões de brasileiros

Segundo o IBGE, contingente de desocupados bateu recorde da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), iniciada em 2012


Cerca de 14,4 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, segundo o IBGE
Cerca de 14,4 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil, segundo o IBGE | Foto: Gabriel Jabur / Agência Brasília

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) divulgados nesta sexta-feira, 30, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o índice de desemprego no país ficou em 14,4% no período de três meses encerrado em fevereiro deste ano. O total de desempregados no Brasil é estimado em 14,4 milhões de pessoas.

Segundo o IBGE, o resultado significa uma alta de 2,9% (ou de mais 400 mil pessoas desocupadas) em relação ao período de três meses entre setembro de novembro de 2020. Em um ano, o total de desempregados no país subiu 16,9%, com um acréscimo de 2,1 milhões de pessoas em busca de trabalho.

Durante um ano de pandemia de covid-19, com uma série de medidas restritivas impostas por prefeitos e governadores, o Brasil fechou 7,8 milhões de postos de trabalho, segundo o levantamento. A população desalentada — que desistiu de procurar emprego — é de 6 milhões de pessoas neste momento, também um recorde.

Leia mais: “Prévia da inflação desacelera em abril, aponta IBGE”

Fábio Matos, Revista Oeste