quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

"Tecnologia a serviço do consumidor vai marcar positivamente 2020", por Maria Inês Dolci

Em 2020, os consumidores brasileiros terão mais ferramentas digitais para lutar por seus direitos. Esse avanço começou com as manifestações nas redes sociais, que forçaram as empresas e governos a responder demandas também nestes canais.
Nos últimos anos, passaram a contar com aplicativos para recorrer a ouvidorias e solicitar diversos serviços públicos. E 2019 terminou com o anúncio do Procon-SP de que lançará, no primeiro trimestre do ano, um canal em seu aplicativo para que o consumidor envie suas reclamações por vídeo.
As empresas, por sua vez, têm investido em apps para atender os clientes, que não aceitam mais os processos convencionais, com longas filas, muita papelada e sites que não atendem suas necessidades de informação, ou seja, que às vezes configuram simples perda de um tempo precioso.
Há pelo menos uma geração que, desde os primeiros anos de vida, utiliza smartphones para acessar a Internet, enviar e receber mensagens e se comunicar instantaneamente. Usa os aplicativos para solicitar transporte, fazer transações bancárias, comprar passagens aéreas, reservar hospedagem e pedir comida.
Por que se conformariam em enfrentar burocracia para fazer valer os direitos estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor (CDC)?
Esses avanços vieram para ficar, porque a tecnologia não para de evoluir. Uma boa notícia para os brasileiros que sofrem desde 2014 com uma feroz recessão econômica e elevados níveis de desemprego.
A se confirmarem, em 2020, os indícios das últimas semanas de 2019, de retomada dos negócios e das contratações, o consumo também voltará a crescer.
Obviamente, neste cenário também aumentarão as demandas aos órgãos de defesa do consumidor, agências reguladoras e instâncias judiciais, como os Juizados Especiais Cíveis, antes conhecidos como de Pequenas Causas. É bem melhor que haja recursos tecnológicos para facilitar estas manifestações.
Desejo a todos vocês, familiares e amigos um Feliz 2020, com muitas boas notícias e felicidade que, geralmente, começa na visão mais ou menos positiva que temos da vida.
Maria Inês Dolci
Advogada especialista em direitos do consumidor, foi coordenadora da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor)

Folha de São Paulo