domingo, 24 de novembro de 2019

Lacalle Pou lidera presidenciais no Uruguai, apontam bocas de urna

MONTEVIDÉU - Pesquisas de boca de urna no Uruguai indicam que o senador de centro-direita Luis Lacalle Pou deve ser o novo presidente do Uruguai. A votação de segundo turno ocorreu neste domingo, 24. Sua vitória, se confirmada, encerraria uma trajetória de 15 anos da  Frente Ampla, uma coalizão de esquerda, no governo, representada nestas eleições por Daniel Martínez.
Segundo a consultoria Opción, anunciada pelo Canal 4, Lacalle Pou deve obter 49,5% dos votos e Martínez, 46,5%. A diferença, se confirmada, é superior à margem de erro. O instituto Cifra indicou que Lacalle Pou deve obter 49,4% dos votos e Martínez, 46,4%, mas ponderou que o resultado estava "muito apertado" e a votação "foi um pouco surpreendente".
Luis Lacalle Pou - Uruguai
Luis Lacalle Pou, na sede do seu Partido Nacional  Foto: Mariana Greif/Reuters
Dois institutos, o Factum e o Equipos Consultores, disseram que os resultados estavam apertados demais e por isso não divulgariam seus números. As pesquisas de intenção de voto apontavam a vitória do senador às vésperas da votação do segundo turno. 
Em contraste com outras situações de tensão e violência vividas em países da região, os uruguaios votaram no segundo turno das eleições presidenciais com calma e tranquilidade, com uma participação acima de 90% dos eleitores. As sessões de votação foram fechadas às 19h30 (hora local, mesma hora em Brasília), sem granades inconvenientes. 
Uruguai
Eleitores em fila em sessão de votação de Montevidéu   Foto: Eitan Abramovich/AFP

Os resultados oficiais serão divulgados esta noite. O senador substituirá o presidente Tabaré Vázquez a partir de 1º de março de 2020 para um mandato de cinco anos. 

 AP, EFE, AFP e O Estado de S.Paulo