A empresa Volanty, que combina internet e centros de atendimento com o objetivo de facilitar a compra e venda de carros usados, recebeu um investimento de R$ 70 milhões.
A injeção de capital na startup, criada em 2017, veio principalmente do grupo japonês Softbank e do fundo Kaszek ventures, dos criadores do Mercado livre.
A companhia conta com 12 centros de atendimento nos quais quem quer vender seu carro leva o veículo para avaliação, vistoria e para que sejam feitas fotos dele.
A seguir e caso aprovado, o carro é anunciado online em canais como sites de classificados e redes sociais e a startup recebe propostas de compra, explica Mauricio Feldman, cofundador e presidente-executivo da Volanty.
O vendedor precisa levar o veículo mais uma vez para a central de atendimento, em data marcada para que possíveis compradores conheçam o carro, mas não precisa esperar no local, explica o empresário.
A ideia do negócio, segundo ele, tem como premissa a crença de que, com a tecnologia, é possível melhorar a experiência de compra e venda de carros usados sem diminuir o valor pago a quem vende.
“Antes, o proprietário tinha duas opções, levar na loja e resolver o problema no mesmo dia, mas com uma grande depreciação do carro, ou fazer por conta própria, precificar o veículo, tirando foto, lidando com estranhos e se expondo a risco”, diz.
A Volanty cobra comissão de 7% sobre o valor de venda do carro.
Feldman afirma que 70% dos carros são vendidos no primeiro dia em que é feito agendamento com clientes interessados em comprar.
Segundo ele, cada uma de suas lojas vende cerca de 30 carros por mês. Não é necessário que vendedor e comprador se conheçam para que seja fechada a operação, explica.
A startup conta com 100 funcionários. Está presente em São Paulo e Rio de Janeiro e prevê usar o dinheiro captado para ir para mais cidades e investir em contratações e aprimoramento de sua tecnologia.
Além de concorrer com lojas de carro espalhadas pelo Brasil em um mercado pulverizado, a Volanty tenta criar uma nova forma de vender os veículos junto às concorrentes InstaCarro e carflix.
As empresas também contam com rede de atendimento. A principal diferença é que a aposta delas está na venda para lojistas, a partir de leilões virtuais.