quinta-feira, 2 de maio de 2019

Messi chega aos 600 gols pelo Barcelona e acumula recordes

Messi chega a marca de 600 gols exatamente 14 anos após sua estreia pelo time catalão. Foto: Lluis Gene/AFP

No dia primeiro de maio de 2005, os torcedores que lotavam o Camp Nou para a partida do Barcelona contra o Albacete, pelo Campeonato Espanhol, puderam acompanhar o que seria um gol histórico para a equipe catalã. Após tabela com o melhor jogador do mundo na época, Ronaldinho Gaúcho, um tímido e franzino argentino de cabelos longos mostrou frieza para encobrir o goleiro rival e fazer o seu primeiro gol pelo clube. Esse foi o cartão de visitas de Lionel Messi ao mundo do futebol. Tinha 17 anos.
Messi
Lionel Messi marcou seu primeiro gol pelo Barcelona em 2005. 14 anos depois chegou a impressionante marca de 600 pelo clube catalão Foto: Albert Gea/Reuters
Quis o destino que, exatos 14 anos depois, aquele jogador que era apontado como uma das maiores promessas formadas nas categorias de base da famosa La Masia chegasse à impressionante marca de 600 gols em 683 jogos com a camisa culé (média de 0,88), graças a uma bela cobrança de falta contra o Liverpool, em semifinal da Liga dos Campeões.
Aos 31 anos, Messi já marcou um total de 665 gols na carreira, sendo 65 pela seleção argentina. Esses números deixam o camisa 10 como maior artilheiro da história tanto do Barcelona quanto de seu país. O Estado fez um levantamento que mostra todos esses gols.
Made with Flourish
De acordo com os dados da carreira de Messi, a melhor temporada do cinco vezes melhor jogador do mundo (2009, 2010, 2011, 2012, 2015) quando o assunto é bola na rede foi em 2012, quando ele marcou 91 gols, sendo 79 pelo Barça e 12 pela seleção argentina. Das 427 partidas nas quais balançou as redes, em 129 oportunidades ele fez ao menos dois gols. Em 45 delas, marcou três. E em cinco jogos Messi conseguiu chegar os quatro gols. Uma marca impressionante. Mas ele foi além. Em uma ocasião, em 2012, contra o Bayer Leverkusen, o camisa 10 alcançou os cinco tentos em 90 minutos. O jogo era válido pela Liga dos Campeões e terminou em 7 a 1 para a equipe espanhola.
O próprio Barcelona exaltou o número histório do craque nas redes sociais em uma publicação que mostra a evolução dos gols de seu melhor atleta em comparação com outros jogadores que são os maiores artilheiros de suas respectivas equipes, como Gerd Müller, do Bayern de Munique, e Ian Rush, do Liverpool. Messi já deixou todos eles para trás.
O Barcelona já garantiu matematicamente o título do Campeonato Espanhol nesta temporada, com folga e antecedência. A conquista foi a 10.ª de Messi desde sua estreia como profissional. Pela LaLiga, competição nacional espanhola, ele detém o recorde de gols para um único atleta, com 417.
Sua maior vítima na Espanha é o Sevilla, que já teve suas redes balançadas pelo argentino em 36 oportunidades. No confronto com o maior rival, Real Madrid, outra façanha que o coloca entre os maiores de todos os tempos: Messi é o jogador que mais vezes deixou sua marca na história do duelo conhecido como 'El Clásico', com 26 gols.
Made with Flourish
Quatro vezes campeão da Liga dos Campeões (2006, 2009, 2011 e 2015), o jogador nascido em Rosário e que chegou ao Barcelona em 2000, aos 13 anos, faz uma disputa particular com seu maior rival de sua geração: Cristiano Ronaldo. O português ocupa atualmente o posto de goleador máximo da maior competição de clubes do mundo, com 127 gols. Messi vem em segundo lugar, com 112. Vale lembrar que CR7 tem três anos a mais do que Messi.
Quando o assunto é seleção argentina, Messi não consegue, no entanto, transformar suas atuações individuais em títulos. Mesmo sendo o maior artilheiro nacional, com 65 gols, 9 a mais do que Gabriel Bastituta, ele não ganhou nenhum título pela equipe principal. O camisa 10 acumula quatro vices: três na Copa América (2007, 2015 e 2016) e um na Copa do Mundo (2014).  Sua mais importante conquista pela Argertina foi o ouro olímpico de Pequim, em 2008.
Made with Flourish
 
 

Renan Fernandes e Murillo Ferrari, O Estado de S.Paulo