quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Após encontro com Macri, Bolsonaro defende Mercosul 'enxuto' e com 'relevância'

Presidente Jair Bolsonaro recepciona o presidente argentino Mauricio Macri, no Palácio do Planalto
Foto: Jorge William / Agência O Globo
Presidente Jair Bolsonaro recepciona o presidente argentino Mauricio Macri, no Palácio do Planalto Foto: Jorge William / Agência O Globo

Após encontro com o presidente da Argentina Maurício Macri, na manhã desta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro defendeu a construção de um Mercosul "enxuto" e que continue a "fazer sentido e ter relevância". Foi a primeira visita de um chefe de estado depois que Bolsonaro tomou posse. 

- O Mercosul precisa valorizar sua tradição original de abertura comercial, redução de barreiras e eliminação de burocracias. O propósito é construir um Mercosul enxuto que  continue a fazer sentido e ter relevância - disse Bolsonaro.
O presidente disse que foram tratados no encontro assuntos sobre o combate ao crime organizado, defesa, ciência e tecnologia, energia nuclear e comércio exterior. Bolsonaro afirmou que conversou com Macri  "com franqueza como deve ser entre amigos".
- Não há tabus em relação bilaterial - afirmou.
Enquanto aguardava o argentino Mauricio Macri no Itamaraty, para um almoço, Bolsonaro deu uma rápida declaração sobre como foi sua estreia como anfitrião em uma visita de chefe de Estado.
- Tudo tem a sua primeira vez.

Karla Gamba, Jussara Soares e Marcelo Côrrea, O Globo