Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira aponta vitória no primeiro turno do candidato ao governo do estado de Alagoas do MDB Renan Filho com 83% dos votos válidos. Em segundo lugar aparece Pinto de Luna (PROS) com 8%, seguido por Basile(PSOL) com 4%, Josan Leite(PSL) tem 4% e Melquezedeque Farias (PCO), 1%. Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, esse é o procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição . Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Veja os números dos votos válidos:
Renan Filho (MDB): 83%;
Pinto de Luna (PROS): 8%;
Basile (PSOL): 4%;
Josan Leite (PSL): 4%;
Melquezedeque Farias (PCO): 1%.
A soma dos valores pode diferir de 100% por questões de arredondamento. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento ouviu 812 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 3 e 5 de outubro. A pesquisa foi registrada no TRE com o número TRE: AL-09579/2018 e TSE BR09265/2018. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.
A pesquisa foi encomendada pela TV Gazeta de Alagoas, e é o último levantamento do Ibope realizado antes da eleição.
PIAUÍ
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira também aponta vitória no primeiro turno do candidato ao governo do estado do Piauí Wellington Dias (PT) com 53% das intenções de votos válidos. Seguido por Dr. Pessoa (Solidariedade) com 22%, Luciano (PSDB) com 15%, Fábio Sérvio (PSL) tem 3%, Elmano O Vein Trabalhador (Podemos), 2%, Maria de Lourdes (PCO), 1%, Luciane Santos (PSTU), 1%, Professora Sueli (PSOL), 1%, Valter Alencar (PSC), 1% e Romualdo Seno (DC), 0%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Veja os números:
Wellington Dias (PT): 53%;
Dr. Pessoa (Solidariedade): 22%;
Luciano (PSDB): 15%;
Fábio Sérvio (PSL): 3%;
Elmano O Vein Trabalhador (Podemos): 2%;
Maria de Lourdes (PCO): 1%;
Luciane Santos (PSTU): 1%;
Professora Sueli (PSOL): 1%;
Valter Alencar (PSC): 1%;
Romualdo Seno (DC): 0%.
Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
O Globo