O WhatsApp é a ferramenta mais usada para compartilhar notícias sobre política e eleições , revela pesquisa divulgada ontem pelo Datafolha . Ao todo, 66% dos brasileiros têm contas no serviço de mensagens e 24% declararam compartilhar conteúdos sobre política na plataforma. Os gestores do aplicativo, porém, dizem que não conseguem rastrear o conteúdo disseminado.
O Facebook aparece em segundo lugar. Entre os entrevistados, 58% informaram ter perfil na rede social e 21% disseram usá-la para enviar notícias políticas.
Segundo o levantamento, as taxas de eleitores que compartilham notícias sobre eleições no WhatsApp são maiores entre os homens (28%), na faixa de idade de 25 a 34 anos (31%), entre os entrevistados com ensino superior (39%) e no grupo com renda superior a dez salários mínimos (47%). Nas regiões do país, essa proporção é maior no Centro-Oeste (27%) e nas cidades com mais de 500 mil habitantes (28%).
O perfil é semelhante ao dos eleitores que mais leem notícias relacionadas às eleições pelo WhatsApp. A proporção é mais alta entre aqueles com ensino superior (66%) e na última faixa de renda (71%).
Fabrício Benevenuto, professor de computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do projeto “Eleições sem Fake”, destaca o impacto do WhatsApp na eleição e, ao mesmo tempo, as dificuldades para se rastrear a origem de mensagens falsas na plataforma:
— O que a gente percebeu em grupos públicos de WhatsApp é que tem muita desinformação. É uma ferramenta que entrou com um peso muito grande na eleição, mas não conseguimos saber quem são os criadores do conteúdo e rastrear a origem.
Quem publica mais
No Facebook, os jovens também são os que mais compartilham notícias sobre as eleições. Na faixa de idade de 16 a 24 anos, chega a 29% dos entrevistados. No grupo de 25 a 34 anos, a 28%. O compartilhamento é ainda mais comum entre os que têm ensino superior (32%) e entre aqueles com rendimento entre cinco e dez salários mínimos (33%).
Segundo o Datafolha, entre os candidatos mais bem colocados nas pesquisas, o índice de compartilhamento de notícias é mais alto entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PSL): 31% declararam compartilhar notícias sobre política no Facebook e 40% no WhatsApp. Entre os eleitores de Fernando Haddad (PT), os índices são, respectivamente, 21% e 22%. Nos eleitores de Ciro Gomes (PDT), são 22% para cada rede social, e entre os eleitores de Geraldo Alckmin (PSDB), 14% e 13%.
Gisele Barros, Luís Guilherme Julião e Marlen Couto, O Globo