Quem nunca esteve na Suíça tem todo o direito de desconfiar das fotos ao lado, atribuindo ao Photoshop ou aos filtros do Instagram este colorido, esta composição, esta profundidade. Quem já visitou o país, porém, pode atestar que cenários que mais parecem ter saído de contos de fadas são assim mesmo na vida real.
E há mais gente provando isso. Entre janeiro e dezembro do ano passado, houve um aumento de 5,2% no número de pernoites de turistas, em comparação com 2016. Os brasileiros ajudaram a engrossar as estatísticas. Quando se avalia o desempenho de cada país, o Brasil apresentou 21,6% de pernoites a mais em relação a 2016. Os países que mais visitam a Suíça são, pela ordem, Alemanha, EUA, China, Reino Unido e França.
— O amor está no ar — brincou Martin Nydegger, CEO do Switzerland Tourism, em visita ao Rio na semana passada, ao se referir à relação entre Suíça e Brasil.
Para ele, o brasileiro busca conhecer várias cidades numa viagem, e o sistema de transporte suíço, que combina trem, ônibus e barco, cobrindo todo o país, é fundamental. O Swiss Travel Pass dá acesso aos diversos sistemas de transporte público e descontos que chegam a 50% em outros, como teleféricos, e em museus. Na fotogaleira abaixo, veja exemplos de como é possível conhecer o país.
Marcelo Balbio, O Globo