quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Comandada pelo Psol, puxadinho do covil do Lula, UFRJ gasta 87% do orçamento com pessoal

Desde 2013, o gasto com servidores cresce acima da inflação, ao contrário das despesas com investimentos e custeio. Para especialistas há excesso de funcionários, situação que se repete em outras instituições federais



Bombeiro trabalha no rescaldo do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista - Fabiano Rocha / Agência O Globo


A fatia de gastos com pessoal da UFRJ vem subindo ano a ano e alcançou 87% do orçamento da universidade em 2017, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Em 2013, esse percentual era de 82%. Nesse período, as despesas com o quadro de funcionários foram as únicas que cresceram acima da inflação, chegando a R$ 2,7 bilhões ano passado. Nos mesmos cinco anos, os recursos direcionados a custeio — manutenção da atividade universitária — e investimentos tiveram queda real e somaram R$ 409 milhões.

Diante deste quadro, a instituição vem tendo capacidade cada vez menor de destinar recursos ao Museu Nacional, destruído por incêndio no domingo. Os dados são referentes ao montante empenhado, ou seja, ao que é assegurado para pagar bens e serviços. Para especialistas, esse é o dado ideal para realizar comparações interanuais, evitando distorções provocadas pelos chamados restos a pagar (desembolsos relacionados a anos anteriores).

Mais


 

Danielle Nogueira e Marcelo Corrêa, O Globo