
Gustavo Schmitt - O Globo
A nevasca que atinge os Estados Unidos levou ao cancelamento de sete voos, nesta sexta-feira, no aeroporto internacional de Guarulhos. O destino mais afetado é Nova York, uma das capitais americanas mais impactadas pela tempestade de inverno. Segundo a concessionária GRU, responsável pelo aeroporto, já são pelo menos três partidas para a cidade e outras quatro chegadas de lá para São Paulo que não vão acontecer devido às condições climáticas.
Nesta sexta, já foram canceladas partidas para Nova York como o voo 950 da American Airlines, o 8102 da Latam, das 2h10 e o 0472 da Delta, cuja saída estava prevista para às 22h20. Uma consulta no site do aeroporto mostra que há pelo menos 16 partidas para os Estados Unidos ainda previstas até o final desta noite. Três desses voos têm como destino Nova York, mas ainda constam com o status de "previsto".
A nevasca começou a afetar as viagens aos Estados Unidos na noite de ontem, quando o embarque do voo 8080 da Latam foi cancelado às 23h35. Apesar disso, outros 14 voos saíram do Brasil na quinta-feira para destinos como Miami, Orlando, Atlanta, Houston, Dalas, Chicago e Los Angeles.
Na tarde de ontem, a administração do aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, anunciou que, em razão dos fortes ventos e das condições de visibilidade, os voos seriam suspensos. No La Guardia, outro aeroporto de Nova York, mais de 90% das viagens também foram canceladas.
Procurada pela reportagem, a Latam informa que os passageiros que têm voos para Nova York devem consultar o site da empresa ou entrar em contato por telefone para a confirmação do embarque. A companhia aérea ressalta que as partidas para Miami operam normalmente.