Foto aérea do câmpus da USP na capital paulista
A Universidade de São Paulo (USP) manteve a primeira posição na lista das melhores universidades da América Latina, organizada pela empresa britânicaQuacquarelli Symonds (QS). Além disso, outras três instituições de ensino do Brasil aparecem entre as dez melhores. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em segundo lugar, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em quinto lugar, e a Universidade de Brasília (UnB), em nono lugar. Com exceção da UnB, que subiu uma posição no ranking, todas as outras universidades já ocupavam o mesmo lugar na lista de 2015.
O Brasil domina o ranking latino americano, entre as 300 universidades listadas, 76 são brasileiras. A baixa deste ano é a Universidade Estadual Paulista (Unesp), que ocupava o oitavo lugar em 2015 e agora está em 12º lugar.
Melhor do mundo – Segundo o ranking global da QS, a melhor universidade do mundo é o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (em inglês, MIT). Em seguida aparecem a Universidade Harvard, Universidade de Cambridge e a Universidade Stanford.
A USP ficou em 143º lugar, perdendo onze posições em relação ao ano passado, o motivo foi a mudança de metodologia da universidade.
