sexta-feira, 13 de maio de 2016

Meirelles não descarta 'tributo temporário' para fazer ajuste fiscal


EC 13/05/2016 - entrevista coletiva do ministro da Fazenda Henrique Meirelles Foto Aílton de Freitas / Agência O Globo
EC 13/05/2016 - entrevista coletiva do ministro da Fazenda Henrique Meirelles Foto Aílton de Freitas / Agência O Globo Foto: Ailton Freitas / Ailton Freitas


O Globo



O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em entrevista coletiva nesta sexta-feira que qualquer aumento de tributo no governo Michel Temer será temporário. Ele admitiu que é preciso reequilibrar as contas públicas, mas que a carga tributária hoje é muito elevada no Brasil e que o objetivo deve ser reduzi-la para que a economia possa voltar a crescer.

— O nível tributário do Brasil é elevado e, para que o país volte a crescer, é importante que tenhamos uma diminuição do nível de tributação. Mas também é importante hoje o equilíbrio fiscal. Assim, caso seja necessário algum tributo, ele será aplicado e, certamente, será temporário.

Meirelles disse ainda que uma mudança na previdência social é uma necessidade evidente e está na pauta de prioridades do ministério. Ele destacou ainda a necessidade de uma reforma trabalhista para aumentar a produtividade da economia.