sábado, 6 de fevereiro de 2016

Rubio cresce nas pesquisas a caminho de New Hampshire


Confiante. Rubio ganhou força após surpreender em Iowa e ameaça Trump - CARLO ALLEGRI / REUTERS/3-2-2016


Henrique Gomes Batista - O Globo


Surpresa em Iowa, senador pula de quinto lugar para segundo em oito dias


WASHINGTON - Após o inesperado bom resultado em Iowa, o senador pela Flórida Marco Rubio praticamente dobrou suas intenções de votos para a primária em New Hampshire em somente oito dias. Segundo levantamento feito entre 3 e 4 de fevereiro pela Universidade Suffolk para o “Boston Globe”, Rubio está agora em segundo lugar com 19% das intenções de votos entre os republicanos, contra apenas 10% do levantamento da mesma universidade realizado entre 25 e 27 de janeiro. Os dados confirmam que o senador foi o grande vencedor em Iowa, onde alcançou um terceiro lugar com muito mais votos que o esperado, e que pode conquistar o voto moderado em New Hampshire, no dia 9.

O levantamento mostra uma troca de posição de Rubio com Ted Cruz, vencedor do caucus de Iowa: o senador texano passou da segunda posição, com 12% das intenções de votos, para a quinta, com 7% dos votos, segundo as pesquisas. A liderança continua com Donald Trump, com 29% de apoio nos dois levantamentos. O terceiro lugar é de John Kasich, governador de Ohio, antes empatado em segundo, com 12%, e agora com 13%. O ex-governador da Flórida Jeb Bush subiu um ponto e agora aparece em quarto com 11% da preferência.

Especialistas indicam que o pequeno estado, de 1,3 milhão de habitantes, é mais moderado que Iowa, onde há mais eleitores de extrema-direita e religiosos. Assim, o estado é visto como a última oportunidade para os pré-candidatos do partido com mais apelo ao centro: Kasich, Bush e Chris Christie, governador de Nova Jersey, na sexta posição da pesquisa — com 5% das intenções de votos.

Contudo, a existência de três candidatos mais identificados como moderados, dividindo a preferência dos votos, pode favorecer Rubio. Apesar de conservador, ele se posiciona como “moderno”, principalmente por seus 44 anos e sua boa oratória. Seu crescimento pode ser fatal para as outras candidaturas:

— Jeb Bush precisa de uma forte presença no estado para permanecer relevante — afirmou Robert Watson, especialista em eleições e política americana da Lynn University, lembrando que o ex-governador da Flórida, preferido da cúpula do partido e outrora campeão de arrecadação de doações, apostou muito em New Hampshire.

Sanders preocupa Hillary

Outra dúvida é se Donald Trump conseguirá uma boa votação, depois de as pesquisas errarem em Iowa. Com seu discurso ultraconfiante, outro resultado negativo pode enterrar suas chances de disputar a Casa Branca.

No lado democrata, a pesquisa da Suffolk repete o levantamento anterior: Bernie Sanders lidera com 50%, contra 41% de Hillary Clinton. Na média do RealClearPolitics, contudo, a vantagem do senador de Vermont é bem maior: 55,3% a 37,7%. Os dois se enfrentaram em debate na quinta-feira, quando Sanders atacou a ex-secretária de Estado por suas ligações com o mercado financeiro e afirmou que ela não era uma “progressista de verdade”.