As plataformas de relacionamento despontam como ferramentas essenciais em um mercado cada vez mais competitivo. Especialista dá dicas; confira

Micros e pequenas empresas têm experimentado as redes sociais em benefício do desenvolvimento dos seus negócios. E fazem bem. Para o consultor de tecnologia Cezar Taurion, autor do livro “Tecnologias Emergentes - Mudança de Atitude e Diferenciais Competitivos nas Empresas” (Editora Évora), as mídias sociais são ferramentas essenciais, que potencializam e ampliam o mercado.
— Agora os empreendedores podem saber os nomes dos seus clientes e o que eles gostam. Tais níveis de acesso ao público e a capacidade de rastrear seu comportamento são valiosos — diz.
Taurion explica que mais de 80 milhões de pessoas usam a internet no Brasil, número que representa cerca de 40% da população.
— Segundo estimativas, nos próximos cinco anos, de 10% a 15% do consumo mundial será feito nas redes sociais. Daí a importância das empresas aproveitarem este espaço adequadamente. Aqueles que não dominarem estas mídias estarão vivendo no tempo das cavernas — explica.
O diretor do Sebrae, Luiz Eduardo Barreto Filho, concorda. Na avaliação dele, em um curto espaço de tempo, as redes sociais deixarão de ser plataformas de relacionamentos pessoais para atingir o universo empresarial.
— A utilização de estratégias de marketing digital passou a ser rotina obrigatória — comenta Barreto.

Para se beneficiar do ambiente digital social, confira as dicas do Sebrae e tire o máximo de proveito das oportunidades oferecidas pelas ferramentas de relacionamento online.
Presença da marca: Esse é o primeiro passo em qualquer rede. Os visitantes precisam sentir que estão interagindo com a empresa e não com uma máquina. Mas não basta criar o perfil e abandoná-lo, é preciso trabalhar a presença de forma perene.
Relacionamento: No mundo virtual, assim como no mundo real, queremos estabelecer relacionamentos com quem nos agrega algo, seja informação, diversão ou entretenimento. Com as redes sociais é assim também. O conteúdo divulgado pela empresa não deve se propor a simplesmente vender produtos ou serviços, pois isso dá ao internauta a sensação negativa de que a relação não é de mão dupla. É preciso dialogar e oferecer algo. Notícias sobre o segmento, curiosidades, bastidores do processo criativo, informações sobre um determinado estilo de vida podem deixar a sua comunidade de seguidores mais contente e até reforçar o seu posicionamento.
Feedback: Uma das grandes vantagens das redes sociais (e desvantagens para quem não sabe usar) é o feedback de seus seguidores. Se bem aproveitado, isso pode ser um excelente recurso de aproximação do consumidor e gerar marketing positivo. Além disso, permite à empresa conhecer as opiniões e hábitos do cliente. Interagir com os consumidores é a palavra-chave: perguntar, entender o que desejam, o que não gostam, etc.
Ações promocionais: Informar em segundos que a sua liquidação começa amanhã. Plataformas sociais são excelentes para comunicações rápidas desse tipo.
Pesquisas de opinião ou satisfação com produtos e serviços: A pesquisa de opinião é uma das ações de marketing mais importantes, porém distante da realidade das micros e pequenas empresas. Seja pela dificuldade de elaborar, aplicar e, principalmente, financiar a ação, o fato é que as MPEs raramente têm a oportunidade de conhecer o seu público. É importante lembrar que poucos, mesmo em uma rede social, irão se dispor a responder qualquer coisa de graça. Por isso é necessário oferecer alguma vantagem nessa “troca”.
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