A revista alemã Der Spiegel retratou em sua edição desta semana o caso de corrupção na Fifa. Na capa, trouxe uma foto do novo presidente da entidade, Joseph Blatter, colocado atrás das redes da baliza de um estádio, em referência a uma prisão. Na manchete, a publicação o chama de "Corrupto".
Crédito:Reprodução
Revista chama o presidente da Fifa de corrupto
A Der Spiegel reforça que finalmente a entidade esportiva mais importante do mundo, corrupta por décadas, é investigada. Destaca ainda que o trabalho é liderado, "ironicamente", por uma mulher americana. A reportagem menciona o trabalho da secretária de Justiça dos EUA, Loretta Lynch, primeira negra a ocupar o cargo.
Ela atuava como procuradora-chefe federal no Brooklyn antes da promoção. Segundo o New York Times, Lynch supervisionou as investigações desde o início. A decisão de conceder a operação ir em frente e de pedir à polícia suíça que executasse as prisões foi dela.
O inquérito aberto pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos aponta suborno, lavagem de dinheiro, fraude, obstrução de Justiça, entre outros crimes na Fifa. Sete dirigentes, entre eles o ex-presidente da CBF, José Maria Marin, foram detidos em um luxuoso hotel em Zurique, na Suíça, em um esquema que movimentou milhões de dólares.
