Manifestantes contra e a favor do PT se envolveram em um tumulto na noite desta quinta-feira, em Salvador, a poucos metros do hotel onde o partido realiza um congresso com a participação da presidente Dilma Rousseff e de Luiz Inácio Lula da Silva.
Militantes ligados ao Movimento Brasil Livre, ao Vem Pra Rua e a outras entidades contra o governo informaram a Polícia Militar que utilizariam um carro de som e ocupariam uma praça perto do hotel onde ocorre o Congresso do PT. Mas os petistas se mobilizaram para abafar o protesto. Em maioria diante de aproximadamente cinquenta militantes anti-PT, chegaram mais cedo e ocuparam a praça.
Antes que a Tropa de Choque da PM formasse um cordão de isolamento, alguns petistas hostilizaram os manifestantes da oposição. Houve empurra-empurra e um militante do PT tentou arrancar uma bandeira do Brasil das mãos de um adversário político. Em seguida, a polícia controlou a situação mas pediu que o carro de som dos manifestantes contrários ao governo deixasse o local.
"Fomos convidados a nos retirar. A Polícia Militar da Bahia acha que o protesto do PT é mais importante que o nosso", reclamou Antonio Marcos Braga, um dos organizadores do protesto, enquanto no carro de som petista, um sindicalista bradava contra os "burgueses" do outro lado da praça.
Dilma e Lula vão discursar na abertura do Congresso, que terá início oficialmente na noite desta quinta-feira e se encerrará no sábado.
