terça-feira, 2 de junho de 2015

Brasil sempre será o país do futuro, diz analista político

Folha de São Paulo


Vídeo  http://migre.me/q7bHH



O Brasil será sempre o país do futuro. É o que afirma Peter Hakim, presidente do Instituto de Análise Política Inter-American Dialogue.

"Sempre será o futuro porque toda vez que o país chega a um nível a gente quer mais, quer comprar mais, quer serviços melhores", diz ele, o décimo convidado do projeto da Fecomercio-SP que investiga o pensamento brasileiro em uma série de entrevistas.

Hakim chega a dizer que um governo exitoso cria a própria derrota. "Por mais que o país possa progredir, suas ambições e seus objetivos crescem. Então, as demandas sobre o sistema de governo crescem mais. Não é possível satisfazer todas as demandas."

Sobre o período turbulento na economia do Brasil, Peter Hakim lembra que oscilações podem ser vividas por qualquer país.

"Acho que sempre, nos anos bons, a gente crê que a situação vai se sustentar para sempre. Mas poucos países o conseguem. Talvez a China tenha o recorde de 30 anos de crescimento sem interrupção, e um crescimento muito alto. Mas a maioria dos países têm altos e baixos", afirma.

FECOMERCIO

Ao todo, o projeto da Fecomercio publicará 13 entrevistas em vídeo, conduzidas pelo jornalista Adalberto Piotto, que debatem o cenário político-econômico no Brasil e as perspectivas futuras, focando na burocracia e gastos públicos.

As íntegras das entrevistas ficarão disponíveis no canal da Fecomercio. A
Folha, semanalmente, divulga trechos das conversas. Confira o cronograma e as entrevistas já publicadas: