quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

'NYT' tem quase 1 milhão de assinantes digitais

Giulianna Vallone - Folha de São Paulo
DE NOVA YORK


O número de assinantes digitais do jornal "The New York Times" cresceu 20% em 2014, para 910 mil, e deve ultrapassar 1 milhão neste ano.

O faturamento com essas assinaturas teve aumento de 13,5% em relação a 2013, chegando a US$ 169,3 milhões.

O sistema de cobrança pelo conteúdo digital foi adotado em 2011 pelo "New York Times". Chamado de "paywall poroso", oferece ao leitor acesso gratuito a um número limitado de reportagens. Para usufruir de todo o conteúdo digital, é necessário pagar uma assinatura.

De forma geral, os bons resultados na área digital compensaram as reduções de circulação e publicidade da versão impressa do jornal.

O crescimento no faturamento digital ajudou a gerar aumento de 1,5% na receita com circulação, para US$ 836,8 milhões. O faturamento publicitário nos produtos na internet subiu 11,9% no ano, ante queda de 4,7% nos negócios da versão impressa.

A receita total da NYT Co. ficou estável em 2014, com aumento de apenas 0,7%.
Apesar disso, o lucro líquido caiu pela metade, para US$ 32,3 milhões, prejudicado por custos com demissões e pelo volume de investimentos em produtos digitais. O jornal passou por um período de turbulência em 2014, com cerca de cem funcionários demitidos na Redação e a saída abrupta da editora-executiva Jill Abramson.