
Corra, Brian, corra! O “Forrest Gump” americano têm de correr muito ainda para alcançar as mentiras de Dilma Rousseff
A rede de TV norte-americana NBC anunciou nesta terça-feira (10) a suspensão por seis meses sem recebimento de salário do jornalista Brian Williams, de 55 anos, âncora e editor do ‘NBC Nightly News’, um dos telejornais de maior audiência dos Estados Unidos.
Brian, que havia renovado o contrato em dezembro para receber 10 milhões de dólares anuais, admitiu na semana passada que uma das histórias que contou sobre sua cobertura na guerra do Iraque em 2003 não era verdadeira: para bancar o herói, ele afirmara que estava com a equipe da emissora em um helicóptero atingido por um lança-foguetes, mas os militares o desmentiram no mês passado, dizendo que o jornalista não estava na aeronave.
Depois disso, outras coberturas de Brian ficaram sob suspeita, como a do furacão Katrina em 2005, e o resultado do vexame se viu nas redes sociais, com milhares de memes dos momentos históricos que Brian teria presenciado, na linha de Forrest Gump. O fato de que, em 2011, ele já se gabara de ter salvo um cachorrinho de um prédio em chamas junto com os bombeiros só aumentou a “zuera” na hashtag #BrianWilliamsMisremembers.
A repercussão me lembrou a #DilmaGump que eu criei em 2010, depois que o blog oficial da então candidata à presidente publicou uma foto antiga da atriz Norma Bengell em passeata contra a ditadura, dando a entender que se tratava de Dilma mais jovem. Sem contar que, até 2009, seu currículo a apresentava como Mestre e Doutora em Ciências Econômicas da Unicamp, quando na verdade Dilma não tinha concluído nenhum dos dois cursos.
Como o eleitorado não deu bola para suas mentiras biográficas, hoje têm de sofrer com mentiras eleitorais muito maiores, assim como os americanos com as de Barack Obama.
Em todo caso, relembro minhas homenagens à biografia de Dilma e reúno em seguida alguns memes sobre a de Brian. Grandes momentos da nossa história, sem dúvida.
#DilmaGump:
1) Quando Cabral (o Pedro) chegou ao Brasil, Dilma o recebeu com um boné do MST e disse: “Entre! Viva a invasão de terras!”
2) A escravatura não seria abolida, não fosse Dilma a emprestar à Princesa Isabel uma Bic – a mesma de sua tese de doutorado.
3) Após o gol de falta contra a Holanda em 94, Branco correu aos prantos ao banco de reservas para abraçar… Dilma.
4) Não é verdade que Zico perdeu o pênalti em 86 porque viu Dilma na arquibancada. Dilma, justiça seja feita, era a gandula.
5) Dodô e Osmar eram só uma dupla, até que Dilma pegou o microfone e deu à luz o “trio elétrico”, seu maior legado cultural.
6) “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico”. Assim disse Dom Pedro a Dilma Rousseff.
7) Santos Dumont só inventou o avião para ver Dilma tomando banho pela janela.
8) A primeira apresentadora de “A praça é nossa” foi Dilma – com quem Patropi estreou seu bordão: “Cê parece que não sei!”
9) Quando o Marechal Deodoro derrubou D. Pedro II, Dilma correu para proclamar o comunismo, mas seu microfone falhou.
10) “Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse suas vergonhas”. Assim escreveu Pero Vaz sobre tribo de Dilma.
11) Xuxa só ganhou de Dilma a vaga de apresentadora do Clube da Criança, porque, de guerrilha, as meninas não queriam brincar.
1) Brian Williams relembra o dia em que cortou a mão do Capitão Gancho e atirou-a para um jacaré.
2) Brian Williams lembra seu momento sob fogo cruzado… na Batalha do Álamo (evento crucial na Revolução do Texas, em 1836).
3) Brian Williams uma vez ajudou a salvar a galáxia do império do mal.
4) “Então lá estávamos nós naquela ponte… e Frodo me disse: aqui, você fica com o anel.”
5) Brian Williams, um dos tripulantes da Apolo 11.
6) Brian Williams transmitindo ao vivo da lua.
7) “Puxa, essas tábuas eram mesmo pesadas.”
8) Brian Willians em fuga com O. J. Simpson.
9) Brian Williams no carro com JFK.
10) Brian Williams estava com os nossos pais fundadores, rapaziada, deixem-no em paz.
Felipe Moura Brasil ⎯ http://www.veja.com/felipemourabrasil









