Certas cidades são tão lindas que alguém com o mínimo de talento para filmá-las e fotografá-las sempre poderá encontrar algum enfoque inédito.
Barcelona com certeza se enquadra nesta categoria. São frequentes os vídeos e ensaios fotográficos que, mesmo recorrendo a cenários manjados e milhões de vezes registrados, se fazem valer de novas perspectivas ou tecnologias para que possamos admirá-la como se fosse pela primeira vez.
Um dos trabalhos mais recentes a renovar o impacto visual da segunda maior urbe espanhola é Barcelona Go!, um clipe de apenas dois minutos produzido pelo cineasta e fotógrafo britânico Rob Withworth.
O autor, que vive em Xangai, na China, roda o mundo filmando, e cujo portfólio inclui registros que vão desde um show pirotécnico descomunal realizado no Vietnã – a respeito do qual escrevi neste post - à alucinante metrópole malaia Kuala Lumpur.
Em Barcelona Go!, Withworth, que dedicou 363 horas ao projeto, propõe um passeio em ritmo frenético pela capital catalã, utilizando a técnica do time-lapse e sensacionais truques de edição para a fusão das imagens.
Entre os locais visitados por suas dez câmeras estão pontos especialíssimos da cidade como o Parc Güell, o Museo Nacional d’Art de Catalunya, o Gran Teatre del Liceu, a basílica da Sagrada Família, o Palau de la Música e a igreja Santa Maria del Pi, do século XV.
Tags: Barcelona, Barcelona Go!, Gran Teatre del Liceu, Museo Nacional d’Art de Catalunya, Palau de la Música, Parc Güell, Rob Withworth, Sagrada Família,Santa Maria del Pi, Time Lapse
