O Globo
Construtora brasileira teve a nota de crédito rebaixada pela Fitch
NOVA YORK - A construtora OAS — que aparece entre as envolvidos no escândalo de corrupção da Petrobras — não pagou US$ 16 milhões em juros de títulos em dólares (bonds) com vencimento em 2021. Por isso, a agência de avaliação Fitch Ratings baixou a nota de crédito da companhia para C.
Os papéis da construtora brasileira, que somam US$ 400 milhões, despencaram de 90 centavos de dólar em novembro para 33 centavos de dólar, em meio às alegações de pagamento de propina para obtenção de contratos da Petrobras.
“A companhia terá o desafio de renegociar novos termos e condições de pagamento para diversos credores”, apontou o analista Alexandre Garcia, da agência de rating, em boletim.
“Frustrações na negociação com os credores podem levar a companhia a pedir a proteção de concordata. A OAS também mencionou sua intenção de explorar a venda de certo ativos de seu portfólio.”A companhia ainda tem 30 dias para fazer o desembolso antes de se considerar oficialmente inadimplente. Mas, de acordo com a Fitch, é provável que deixe de pagar os juros e o principal de títulos emitidos em real na semana que começa no dia 5. A construtora vem enfrentando dificuldades para obter linhas de crédito e pagamento de seus clientes. Daí que optou por preservar recursos no caixa para se manter operacional, conforme a Fitch.
Procurada, a OAS não quis comentar o assunto.