quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Governo renova convênio com MA para manter Força Nacional no estado por mais 6 meses

Governo renova convênio com MA para manter Força Nacional no estado por mais 6 meses

 
  • Estado ainda não enviou ao Ministério da Justiça lista de detentos que devem ser transferidos para presídios federais
 
 
Jailton de Carvalho - O Globo
 
BRASÍLIA - O Ministério da Justiça informou, nesta quarta-feira, que renovou com o governo do Maranhão o convênio para manter tropas da Força Nacional em São Luís. As tropas foram enviadas ao Maranhão em novembro, no início de mais um ciclo de de violência no presídio de Pedrinhas. Os policiais deverão permanecer no estado pelo menos por mais seis meses. A Força Nacional tem apoiado as ações da Polícia Militar no presídio. O ministério não informa o número de integrantes da Força que estão no Maranhão.


Quatro dias depois da oferta do governo federal, o governo do Maranhão ainda não enviou ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) a lista de detentos do complexo penitenciário de Pedrinhas a serem transferidos para presídios federais.
Na tarde de terça-feira, porém, o Depen, vinculado ao Ministério da Justiça, divulgou nota informando que 22 presos do Maranhão já estão detidos em penitenciárias federais, induzindo a acreditar que se tratavam de transferências recentes, ocorridas depois da crise no sistema penitenciário do estado.
Na relação de presos, o governo de Roseana Sarney deverá apresentar informações sobre crimes, faltas cometidas e indícios de envolvimento em organizações criminosas, entre outros itens exigidos para a entrada dos presos no sistema carcerário federal. O governo federal ofereceu as vagas a Roseana no sábado. Na segunda-feira a governadora concordou em receber a ajuda. A retirada dos líderes da rebelião em Pedrinhas seria uma das medidas necessárias para conter a crescente onda de violência no presídio. O Ministério da Justiça diz que, depois de receber a lista dos presos, deve demorar pelo menos dois dias para concluir o remanejamento