É o que diz a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis
O isolamento social — medida adotada para combater a propagação do novo coronavírus — pode trazer prejuízos no desenvolvimento da fala e linguagem das crianças obrigadas a ficar em casa devido à pandemia, alertam especialistas.
“Principalmente pela falta de estímulos ambientais e sociais que estavam anteriormente expostas, como por exemplo, na escola, saída com amigos e passeios em família”, explica a fonoaudióloga e especialista em linguagem Lilian Papis.
Mesmo com a reabertura das escolas, muitas crianças mantiveram sua rotina em casa, com os pais trabalhando em home office ou sob os cuidados de outros adultos. Agora, com as férias escolares e o aumento do número de casos de covid-19, os pequenos voltarão a ficar exclusivamente em casa — o que deve aumentar o uso de aparelhos eletrônicos como tablets, celulares ou computadores. Portanto, as crianças ficam privadas da comunicação verbal.
“Pode começar a haver atrasos no desenvolvimento oral e dificuldades auditivas, tanto periféricas, pelo alto volume ou uso excessivo de fones de ouvido, como também de atenção, concentração e processamento auditivo central”, aponta a fonoaudióloga.
Edilson Salgueiro Júnior, Revista Oeste