terça-feira, 7 de julho de 2020

Trump formaliza saída dos EUA da OMS, avisa senador

Presidente norte-americano já havia avisado que os Estados Unidos deixariam de colaborar com a entidade
trump - Robert Menendez - oms
Trump segue querendo dar tchau para a OMS | Foto: REPRODUÇÃO/CNN
O que Donald Trump disse em maio parece que está prestes a se confirmar. Na ocasião, o presidente dos Estados Unidos ameaçou cortar o financiamento destinado à Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme noticiou Oeste à época, ele cogitou até dar fim a quaisquer relações com a entidade. Agora, de acordo com um senador do Partido Democrata, isso se tornou mais do que mera cogitação.
Por meio de seu perfil no Twitter, Robert Menendez, que é senador pelo Estado de Nova Jersey, afirmou que a atitude de Trump com a OMS ganhou um novo capítulo nesta terça-feira, 7. “O Congresso recebeu uma notificação de que o POTUS [sigla para president of the United States] retirou oficialmente os EUA da OMS no meio de uma pandemia”, publicou o parlamentar do partido que faz oposição a Trump.
“Chamar as ações de Trump contra a covid-19 de caóticas e incoerentes não é fazer justiça. Isso não vai proteger vidas ou interesses norte-americanos — mas vai deixá-los doentes e sozinhos”, criticou o senador democrata.

Aviso da ONU

A informação de Robert Menendez converge com a declaração da Organização das Nações Unidas (ONU), responsável pela manutenção da OMS. De acordo com a ONU, o presidente dos Estados Unidos enviou documento confirmando o interesse em deixar o país de fora da OMS.

, Revista Oeste