terça-feira, 23 de julho de 2019

O dia em que Bernie Sanders descobriu que o socialismo não funciona


Fonte: The Blaze

Bernie Sanders é socialista assumido, passou sua lua de mel na antiga União Soviética, não consegue criticar nem mesmo o regime venezuelano. Prega “tudo grátis”, desde saúde até educação, prometendo que tudo será financiado com mais impostos, e mesmo assim todos serão mais livres e terão serviços melhores fornecidos pelo estado e sem possibilidade de escolha alternativa. Enfim, é um jurássico!
Mas até Bernie Sanders precisa se render à realidade de vez em quando. Ele já tinha se defendido da acusação de que é um milionário socialista, ou seja, esquerda caviar, alegando que escreveu um livro de sucesso e que isso é legítimo. Só não ficou claro porque não seria legítimo ficar rico com empreendimentos no livre mercado, ou porque sua riqueza pessoal não deveria ser dividida entre os mais pobres em nome do combate à desigualdade.
Agora, porém, o choque com a realidade foi mais direto. Sanders prega aumento compulsório do salário mínimo no país, deixando de lado o fato de que isso gera efeitos indesejados, até porque quem prega isso sem confrontar essa crítica precisa explicar porque parar em $15 por hora, em vez de decretar logo $100 por hora para todos.
O problema é que Sanders pagava menos do que esse mínimo que ele exige para a sua própria equipe de campanha. A turma percebeu a hipocrisia e denunciou o chefe. Sanders, naturalmente, não gostou. Ele resolveu reduzir o número de horas trabalhadas então, como resposta. Eis que o velho comunista descobriu que certos trabalhos simplesmente não valem tanto assim, de acordo com a realidade do mercado. Lei de oferta e demanda, produtividade, coisas que liberais chatos repetem, sabem como é?!PUBLICIDADE
Podemos imaginar a cena: Sanders, com seu pijamão vermelho com a foice e o martelo estampados, acorda e se aproxima da janela de uma de suas luxuosas casas (ele tem três). Ao abri-la, deixa cair sem querer seu livro do Marx que carregava embaixo do braço, e comenta chocado, com aquela voz grossa marcante: “Caramba! O livro caiu em vez de flutuar. Então era verdade que existe algo como a lei da gravidade!!!”
Os socialistas conseguem negar a realidade até certo limite. Após isso, resta apenas a incoerência protegida pela hipocrisia…


Rodrigo ConstantinoGazeta do Povo