terça-feira, 19 de março de 2019

Bolsonaro e Trump nos EUA

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, que chegou a Washington no domingo, foi recebido na Casa Branca, junto com sua comitiva, nesta terça-feira. Ele teve um encontro privado com Donald Trump no Salão Oval e os dois fizeram uma declaração conjunta à imprensa no Jardim das Rosas.

O comunicado mencionou a crise na Venezuela e como Brasil e EUA pretendem atuar unidos pela democracia na América Latina, fazendo uma crítica ao “socialismo” de Maduro. 

ACOMPANHE AO VIVO

  • 15h44
    19/03/2019
    Empresários brasileiros não esperam que a visita do presidente Jair Bolsonaro gere, no curto prazo, medidas concretas que reforcem o fluxo comercial entre os dois países. Este é o resultado de uma pesquisa inédita realizada pela Câmara Americana de Comércio no Brasil (Amcham Brasil) com 252 presidentes e diretores de empresas de companhias atuam em diversos setores do País.

    Para 86% desses empresários, o governo brasileiro está empenhado em uma real aproximação. Dos que se mostraram otimistas, 49% acham que a visita de março ainda não trará efeitos concretos no fluxo comercial, mas37% acreditam que o encontro resultará em ações práticas. Outros 12% se mantiveram neutros e disseram que ainda é cedo para avaliar os efeitos.


    "A pesquisa mostra uma expectativa realista em torno de ações e entregas intermediárias que lançam as bases para entendimentos duradouros. Precisamos de medidas à curto prazo para trazer um novo folego de diálogo a relação e aquecer negociações para conquistas amplas e ambiciosas. A intenção de um acordo comercial pode até parecer em discurso dos dois presidentes, mas sabemos que ela é completamente dependente desse entusiasmo comercial e bilateral renovado à curto prazo", explica Deborah Vieitas, CEO da Amcham. 
  • 15h22
    19/03/2019
    Em sua última resposta, ao questionamento da correspondente do Estado em Washington, Beatriz Bulla, sobre as relações comerciais do Brasil com a China, Bolsonaro disse que o País continuará fazendo negócios com todos os países, "mas sem o viés ideológico".

    Antes, Trump reiterou que Washington apoiará a entrada brasileira na OCDE, mas não quis comentar o que foi demandado em troca desta posição. "Teremos um ótimo relacionamento."
  • 15h19
    19/03/2019
    Sobre redes sociais, Trump criticou tanto Facebook quanto Twitter e disse que há uma "situação de conluio" por parte das pessoas que administram essas duas plataformas. "Precisamos tomar uma atitude", afirmou o presidente.

    Bolsonaro foi perguntado sobre a eleição de 2020, caso um candidato que defenda posições socialistas vença a disputa americana. "É umassunto interno, respeitaremos o resultado das urnas, mas eu acredito piamente na vitória de Donald Trump", disse o presidente Brasileiro, que recebeu um "agradecimento e concordância" do republicano.
    AP Photo/Manuel Balce Ceneta
  • 15h15
    19/03/2019
    Sobre uma intervenção militar na Venezuela, Bolsonaro afirmou: "Tem certas questões que se você divulgar deixam de ser estratégicas. Asssim sendo, essas questões que se forem discutidas, se já não foram, não podem ser divulgadas", disse o presidente.

    "Se por ventura, vierem à mesa, certas medidas não podem ser tornadas públicas."

    Trump foi questionado sobre a possibilidade de uma intervenção e reiterou que todas opções estão sobre a mesa em relação ao governo Maduro.
  • 15h13
    19/03/2019
    Os dois vão responder algumas perguntas da imprensa.

    Sobre Venezuela, Trump diz que ainda não foram implementadas as sanções mais rígidase que tudo está sobre a mesa. "É muito triste. Não queremos nada além de cuidas das pessoas que estão famintas (...) falta alimento, água, energia elétrica."

    Bolsonaro é questionado sobre a possibilidade de uma base americana no Brasil. "Discutimos a possibilidade de o Brasil entrar como um grande aliado extra-Otan. Há pouco, permitimos que alimentos fossem alocados em Boa Vista, capital de Roraima, por parte dos americanos para que a ajuda se fizesse presente na Venezuela. Agora, o que for possível fazermos juntos para solucionar o problema da ditadura venezuelana o Brasil está a postos", disse o brasileiro.

    Trump também levantou a possibilidade de o Brasil poder se tornar um membro da Otan. "Eu... pretendo designar o Brasil como um grande aliado não integrante da Otan ou mesmo possivelmente, se começarmos a pensar nisso, talvez um aliado da Otan", afirmou. 

    "Tenho que conversar com muita gente, mas talvez um aliado da Otan, o que seria um grande avanço na segurança e cooperaçãoentre nossos países".
  • 15h10
    19/03/2019
    Trump cita Ronald Reagan: "O povo deve dizer o que o governo deve fazer e não o contrário", afirmou o presidente. 

    "Queremos uma América grande e um Brasil grande também", afirmou o presidente. "Que Deus abençoe o Brasil e que Deus abençoe os Estados Unidos da América.
  • 15h09
    19/03/2019
    Bolsonaro diz que, democraticamente, o Brasil se livrou do projeto do Foro de São Paulo.

    "Encerro dizendo que o Brasil e os Estados Unidos também estão irmanados na garantia das liberdades, no respeito da família tradicional, no temor à Deus, nosso criador, contra a ideologia de gênero, o politicamente correto e as fake news."
  • 15h07
    19/03/2019
    Bolsonaro fala sobre a ampliação da cooperação militar na busca de tecnologia e diz que propôs um fórum de inovação Brasil-EUA.

    O presidente também diz que o combate ao terrorismo é uma questão de urgência para os povos dos dois países. Ele também diz que restabelecer a democracia na Venezuela é uma prioridade.
    AP Photo/Evan Vucci
  • 15h05
    19/03/2019
    Agora fala o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. Ele agradeceu pela recepção nos EUA e convidou Trump para uma visita oficialao País.

    "Sempre fui um admirador dos Estados Unidos e essa admiração aumento com a chegada de Vossa Excelência à presidência dos Estados Unidos", afirmou Bolsonaro. "Hoje destravamos assuntos que estavam na pauta há décadas e abrimos novas frentes de cooperação", completou.

    "Hoje o Brasil tem um presidente que não é antiamericano, caso inédito nas últimas décadas."
  • 15h03
    19/03/2019
    "O senhor uniu o país, está fazendo um trabalho muito bom e espero poder trabalhar com o senhor por muito, muito tempo", concluiu Trump.
  • 15h02
    19/03/2019
    Trump diz que Brasil e EUA querem ampliar relação em agricultura, energia e indústria. "Nossas empresas estarão prontas para entrar (no Brasil) quando as condições forem iguais", disse o republicano, ao se referir à demanda americana de que o Brasil abra mão de suas reivindicações na Organização Mundial do Comércio (OMC).

    Sobre a base de Alcântara, no Maranhão, Trump disse ser um local incrível, "ideal para o lançamento de foguetes" e disse que vai trabalhar com todos. "Agradecemos a parceria do Brasil", afirmou Trump.
  • 15h00
    19/03/2019
    Trump diz que Maduro é uma marionete. Ele diz ainda que Washington apoia Cuba e que o socialismo chegou ao ocaso neste século.

    "A última coisa que queremos nos Estados Unidos é o socialismo", afirmou Trump. Ele disse que EUA e Brasil vão avançar nos assuntos em comum.

    "Nossa reunião foi excelente. Vou designar o Brasil como nosso principal aliado (que não é da Otan)", completou o americano.
  • 14h58
    19/03/2019
    Trump diz que quer forjar laços mais fortes entre EUA e Brasil, e que conversou sobre as prioridades mútuas, incluindo a Venezuela.

    Trump diz que o Brasil ajuda muito, ao lado dos EUA, ao reconhecer o presidente interino e legítimo, Juan Guaidó. Ele também agradeceu por permitir que os EUA usassem a fronteira no Brasil para enviar ajuda.
  • 14h56
    19/03/2019
    Trump e Bolsonaro começam agora suas declarações à imprensa na Casa Branca.
  • 14h46
    19/03/2019
    Ministros brasileiros aguardam declaração de Bolsonaro e Trump no Jardim das Rosas, na Casa Branca.
    Na foto: Ernesto Araújo (E), Sérgio MoroPaulo Guedes (ao fundo) e Marcos Pontes (D).
    Beatriz Bulla/Estadão

O Estado de São Paulo