sexta-feira, 29 de maio de 2015

'Você desperta em mim os instintos mais deliciosamente primitivos', diz Jefferson à noiva

Cássio Bruno - O Globo

Ex-deputado condenado pelo mensalão casou nesta sexta-feira



O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão, se casa com a enfermeira Ana Lúcia Novaes - Marcelo Carnaval / Agência O Globo


O ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), delator do mensalão, se casou no início da tarde desta sexta-feira, em uma casa de festas, em Três Rios, município do interior do Rio, com a enfermeira Ana Lúcia Novaes. Condenado a 7 anos e 14 dias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, Jefferson recebeu 250 pessoas, em cerimônia que começou por volta das 12h, e foi conduzida por uma prima dele.

Em seu discurso, segurando a mão da noiva, Jefferson contou a história do casal e fez analogias à história infantil da chapeuzinho vermelho. O ex-deputado chorou muito ao lembrar os momentos difíceis:

— Ana, você enfrentou com serenidade a CPI do mensalão, a minha cassação na Câmara dos Deputados, o processo judicial, o tratamento do câncer, a minha condenação judicial e a minha prisão. A tudo resisitiu. Sei que foi solidária.

Roberto Jefferson arrancou gargalhadas dos convidados ao lembrar o episódio do Conselho de Ética da Câmara, em agosto de 2005, quando disse que o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, também condenado no processo do mensalão, "despertava os seus instintos mais primitivos":

— Ana, você desperta em mim os instintos mais deliciosamente primitivos.

Roberto Jefferson cantou duas músicas no altar, Fascinação, durante a entrada da noiva, e Dio como te ano.

Pela manhã, ele chegou ao local e fez um ensaio, antes da cerimônia, para cantar a música "Fascinação".

— Gera um pouquinho de tensão, estresse. Mas tudo administrado. É o estresse positivo — disse ele, que cumpre pena em regime aberto após ficar 14 meses preso no semiaberto, em um presídio em Niterói.

Jefferson chegou ao salão de festas Ilha de Capri por volta das 9h30m. Ele casou vestido com um terno bege, gravata azul escura e camisa azul claro. A cerimônia foi ao ar livre, apesar da chuva.

— Como eu vou cantar, eu quero ver se já chegou o maestro Leo Páscoa e ver se ele trouxe o piano e testar o som. Quero me ouvir. Está chovendo, ventando. Eu canto na entrada da Ana. Não posso errar isso. Quero aquecer a corda vocal porque a noiva entrando tem que ser brilhante. Quero estar pronto quando ela chegar — afirmou o ex-deputado e cantor amador, antes da cerimônia.

A festa tem 250 convidados e está orçada em R$ 100 mil, como revelou O GLOBO na última terça-feira. Além de "Fascinação", Jefferson cantará, com direito a banda ao vivo, "Dio como ti amo".

A escolha das músicas tem explicação: para conquistar Ana Lúcia, o ex-deputado pagava um carro de som para executá-las numa praça de Comendador Levy Gasparian, onde ela trabalhava. Foi nesta cidade que a Polícia Federal prendeu Roberto Jefferson no dia 24 de fevereiro de 2014. Lá, ele passará sua lua de mel, uma vez que não pode viajar. Entre outras restrições da Justiça, o ex-deputado também não poderá beber a campanhe que será servida aos convidados.

O casal se conheceu na década de 1990. Jefferson era amigo do irmão de Ana Lúcia, Marcelino Novaes, então presidente do PTB em Levy Gasparian. À época, Jefferson e Novaes participavam do processo de emancipação do município. O namoro com Ana ficou sério em 17 de julho de 2002, quando eles começaram a morar juntos, após dois anos de relacionamento. Antes dela, Jefferson foi casado com Ecila Brasil, com quem teve a deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) e outros dois filhos.

Dois casais foram padrinhos, um deles formado pelo vereador de Paraíba do Sul José Glicério Bento Bernardes, o Canela, e por amigos de infância de Ana Lúcia. De deputados federais, só a filha Cristiane Brasil, presidente nacional do PTB, e Benito Gama.

De segunda a sexta-feira, Roberto Jefferson trabalha como auxiliar no escritório de um amigo advogado, no Centro do Rio. O petebista fica em um apartamento alugado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste, com Ana Lúcia. O ex-deputado tem autorização da Justiça para ir nos fins de semana para Levy Gasparian, onde morava antes de ser preso.