sexta-feira, 29 de maio de 2015

"O que Mantega fez de errado? Uma breve resposta à sua filha"

Com Blog Rodrigo Constantino - Veja


Deixa a economia brasileira comigo que, ó…
Em entrevista a Mônica Bergamo, Marina Mantega, filha do ex-ministro Guido Mantega, desabafou sobre as agressões verbais de que seu pai foi vítima recentemente, num hospital e num restaurante: “É uma falta de educação completa. É muito feio. Não acho legal, não só porque acontece com o meu pai. Quem julga alguma coisa de verdade não são essas pessoas, elas não entendem absolutamente nada de economia e política. É fácil julgar, mas gostaria de perguntar pra elas se já viram meu pai fazendo alguma coisa errada”.
Primeiro, um parêntese sobre o ato em si: é falta de educação vaiar ex-ministro em restaurante? Um bom debate. É um tanto deselegante, não resta dúvida. Mas pergunto: quando uma população inteira está revoltada com as infindáveis trapalhadas dos governantes, quando ela paga no bolso pelos erros dos outros, quando está cansada de escândalos de corrupção impunes e do cinismo dos poderosos, qual a saída? As urnas, parece ser a resposta mais certa. Mas e quando nem nelas confiamos mais? E quando o governo usa a máquina estatal para ganhar de forma ilegítima? Uma revolução, diriam outros. Prefiro as vaias no restaurante, para o povo extravasar um pouco. Entende meu ponto? É até pouco para essa turma safada que vem destruindo o Brasil há 12 longos anos! Fecho o parêntese.
Marina diz que essas pessoas que criticam seu pai não entendem de economia. Bem, como lembrou Alexandre Schwartsman em sua página de Facebook: “Tudo bem, ele também não entende…” Em seguida, a filha pergunta se essa gente revoltada já viu seu pai fazendo alguma coisa errada. Já sim, Marina. Abaixo, uma singela lista:
- Foi corresponsável pela volta da alta inflação no país, hoje acima de 8%, o imposto mais nefasto para os mais pobres;
- Foi cúmplice das “pedaladas fiscais” do governo Dilma, não só um truque barato e indecente, como também um crime que pode levar até ao impeachment da presidente;
- Sempre ridicularizou os críticos como se fossem “pessimistas”, enquanto enganava a população com projeções ridículas que se mostravam erradas não por casas decimais, mas por vários pontos percentuais;
- Foi presidente do Conselho de Administração da Petrobras, mergulhada no maior escândalo de sua história, e tentou esconder o rombo da empresa de seu balanço, como revelou o áudio da reunião;
Essa pequena lista já seria motivo suficiente para qualquer um vaiar o ex-ministro em todo lugar público que ele resolvesse colocar sua cara de pau. Entendo o desespero de Marina ao tentar negar a realidade. Pai é pai, e Mantega pode até ser um bom pai. Só que foi também um péssimo ministro da Fazenda, o que mais tempo ficou no cargo, e também o que mais danos causou ao país. Um economista que nada entende de economia. Um sujeito fraco, colocado ali por ser fraco, para que Dilma pudesse tocar a economia do país. Deu nisso: estagflação, queda estimada de até 2% do PIB esse ano, apesar de uma inflação perto de 9%. Em suma, Mantega é cúmplice e participante importante desse projeto lulopetista que está acabando com o Brasil!
É, Marina, vaiar o “papi” é até pouco e sai barato. A revolta do povo é grande, diretamente proporcional ao estrago que Mantega causou em nossa economia junto com Dilma. Ele merece!