quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
Loja de brinquedos de San Francisco que inspirou filme Toy Story fecha por causa de crime em alta
Fachada da Jeffrey’s Toys, “a loja de brinquedos mais antiga de San Francisco”| Foto: Reprodução
A loja de brinquedos de San Francisco que ajudou a inspirar os animadores por trás da franquia 'Toy Story', da Disney, é o mais recente varejista a fechar na atribulada cidade de esquerda, devido em parte à queda do tráfego no centro da cidade, ao aumento dos custos e ao crime em espiral.
A Jeffrey’s Toys, que se autodenomina "a loja de brinquedos mais antiga de San Francisco", vai fechar permanentemente em 10 de fevereiro. Matthew Luhn, que é coproprietário da loja com seu pai e madrasta, disse ao site SFGATE em dezembro que a loja estava lutando para se manter devido ao aumento das compras online, mas também por causa dos problemas no centro de San Francisco — uso de drogas nas ruas, furtos e violência.
Um funcionário deixou de trabalhar na loja após cinco anos, depois que alguém a empurrou contra uma parede e tentou esfaqueá-la, disse Luhn ao SFGATE. Ele também culpou os políticos de San Francisco, dizendo que "precisamos de uma relação mais saudável com a cidade", incluindo ajuda financeira e esforços mais fortes para reprimir as operações de receptação onde bens roubados são vendidos.
"Estamos investindo nosso dinheiro, estamos trabalhando arduamente e estamos colocando nosso amor nisso", disse Luhn. "Mas, na relação que temos com a cidade, isso não está sendo retribuído."
A loja foi aberta pela primeira vez em 1938 como uma loja de variedades chamada Birdie’s, antes de mudar para a venda exclusiva de brinquedos em 1953, durante o baby boom do pós-Segunda Guerra Mundial, de acordo com seu site. A loja foi renomeada Jeffrey’s Toys em 1966.
A loja foi de propriedade e administrada por quatro gerações da mesma família. A família Luhn tem pago US$20.000 por mês de aluguel por sua localização na Rua Kearny.
Na década de 1990, Luhn foi um dos 12 animadores contratados para o filme original 'Toy Story'. Ele disse ao SFGATE que, enquanto faziam o filme, seu pai entrava para dar ideias aos animadores. "E quando fizemos referências para quase todos os filmes 'Toy Story', sempre íamos para Jeffrey’s Toys", disse Luhn. "Meu pai apenas fechava a loja e dizia: ‘Apenas brinquem, divirtam-se e me avisem se precisarem de alguma coisa’".
Na semana passada, Jeffrey’s postou uma mensagem em sua página no Facebook agradecendo aos seus apoiadores e afirmando que "Tudo tem um fim", enquanto a loja faz seu "caminho até a linha de chegada (em algumas semanas)". Um comentarista na postagem sugeriu que eles reabrissem no Texas, onde "não precisariam se preocupar com toda a violência, crime e drogas". Outro culpou o fechamento iminente da loja pelos "esquerdistas de San Francisco e seu governo municipal que permite o crime". Outro simplesmente escreveu: "NÃOOOOOOOOOOO".
Um advogado da família Luhn disse ao Washington Post que a loja "tem lutado há vários anos" e que o fechamento se deve aos "perigos e violência do ambiente no centro, à inflação, à diminuição dos gastos do consumidor e ao declínio do varejo em todo o mundo".
Saindo da pandemia, San Francisco tem enfrentado o aumento do crime, uso de drogas ao ar livre no centro da cidade, proliferação de acampamentos de moradores de rua, juntamente com escritórios de tecnologia abandonados, levando vários varejistas de renome a deixar a cidade. Em 2021, a Walgreens citou o crime organizado e o furto desenfreado como razão para o fechamento de lojas em San Francisco. O Whole Foods fechou sua loja no centro no ano passado, um ano após a abertura, devido às deterioradas condições das ruas. Um mês depois, a Nordstrom anunciou que estava fechando suas duas lojas em San Francisco por causa do crime.
No verão passado, os proprietários do Westfield Mall no centro de San Francisco anunciaram que estavam saindo da cidade. Uma análise da National Review dos dados de gestão de emergências descobriu que, ao longo de três anos, as autoridades foram chamadas ao shopping mais de 5.000 vezes por uma variedade de motivos, desde furtos e roubos de bolsas até relatos de agressões, pessoas com facas e armas, pessoas mentalmente perturbadas em crise e exposição indecente.
AT&T, Banana Republic, Starbucks, Target, Disney e Anthopologie estão entre outros varejistas que fecharam lojas recentemente em San Francisco.
Ryan Mills, National Review
Em tempo: crime em alta, segundo Obama e cia., pela violência contra as 'vítimas' da sociedade. 'Vítimas' como o ex-presidiário Lula...
Bia Kicis: gastos de Lula e Janja são despudorados
A deputada Bis Kicis (PL-DF) classificou as despesas criadas por Lula (PT) e pela primeira-dama Janja com viagens, móveis e outros luxos como “gastos despudorados”. Durante entrevista ao podcast do Diário do Poder esta semana, Kicis afirmou que não combina com a realidade o discurso petista de a classe média gastar demais com o “luxo” de duas televisões: “O que o Lula e a Janja, que o pessoal com toda razão chama de ‘Esbanja’, fazem? Torram o dinheiro do povo. Querem avião novo!”.
“O povo brasileiro está vendo seu dinheiro gasto com viagem, sofá... gastança horrorosa, sem nenhum pudor. É despudorada”, cravou Kicis.
Presidente da Comissão de Fiscalização da Câmara, Kicis comemorou a atuação para impedir o AeroLula 2.0, de pelo menos R$500 milhões.
Meses após a posse, Lula anunciou planos de comprar um enorme Airbus para substituir outro (menor) que ele mesmo comprou, em 2003.
Diário do Poder
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
Audiência de Bolsonaro arrasa o ex-presidiário Lula no Youtube
Episodio do agora extinto "Conversa com o presidente"
O canal de Lula (PT) no Youtube ficará desligado nesta terça (30) porque a audiência pífia decretou seu fim. A “Conversa com o Presidente” não despertou interesse dos brasileiros. Já o antecessor e adversário Jair Bolsonaro (PL), oficialmente derrotado pelo petista nas eleições, atraiu 800 mil visualizações durante a transmissão de sua live, realizada quase de surpresa, e na noite desta segunda (29) a gravação já tinha sido vista por quase 2,2 milhões de pessoas. Uma humilhação sem precedentes.
Enquanto lives de Lula em seu canal atraíam apenas 2 ou 3 mil pessoas, a “bandeirada” das lives de Bolsonaro sempre foi de 500 mil.
Lula escolheu Marcos Uchoa, bom jornalista que foi da TV Globo, claro, como seu “entrevistador particular”. A fórmula não deu certo.
A operação da PF contra Carlos Bolsonaro, ontem, fez desaparecer ou reduziu muito a repercussão da “surra” de audiência do ex-presidente.
Diário do Poder
Em tempo: Alguém sério imaginaria que um ladrão descaradamente mentiroso atrairia a atenção de brasileioros respeitáveis?
Deputado Zucco rebate versões sobre operação e diz que PF quis levar seu celular
O deputado Luciano Zucco acompanhou de pertp a super-live de Bolsonaro
Presente durante a operação realizada pela Polícia Federal contra o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS) rebateu a acusação de fuga sobre o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e seus filhos. “Combinamos de sair para pescar. Com as condições perfeitas para tal, partimos exatamente às 5h50. Tempo bom, mar calmo, sem vento”, descreveu o parlamentar.
E completou: “Somente às 9h40, o advogado Fabio Wajngarten conseguiu contato com o presidente Jair Bolsonaro, relatando que havia uma equipe da Polícia Federal em sua residência. Retornamos na mesma hora”.
O parlamentar repudiou “veementemente a irresponsabilidade da jornalista Daniela Lima, que mentiu ao informar que Carlos Bolsonaro estaria de posse de um computador da Abin. Da mesma forma, é totalmente inverídica a informação que o presidente e seus filhos fugiram de casa para escapar da operação da PF. Eu, como deputado federal, sou testemunha desse fato. Repito: saímos para pescar logo cedo em virtude das condições perfeitas para a prática da pesca”.
As críticas do gaúcho também se voltaram à condução do mandado de busca e apreensão autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes. “A operação tinha como objetivo confiscar o celular do vereador Carlos Bolsonaro, mas os agentes da PF avançaram sobre outros equipamentos. Um tablet e um computador de um assessor do presidente Bolsonaro também foram recolhidos. Aliás, em certo momento os agentes fizeram menção em recolher os equipamentos de todos os presentes, inclusive o meu aparelho celular. Outro fato que eu considero da mais alta gravidade”.
Para o deputado, a operação extrapolou ‘todos os limites’ da legalidade, uma vez que ‘revirou toda a casa do ex-presidente da República que não é alvo da operação. Zucco afirmou que passava alguns dias na casa da família Bolsonaro e que esteve nos bastidores da ‘superlive’ de Bolsonaro que fez o atual presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, desistir da sua transmissão para evitar comparação com o público de quase meio milhão de pessoas arrastado por Bolsonaro.
Diário do Poder
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
J.R. Guzzo: 'Suprema corte venezuelana é uma piada: quer eleições, mas com oposição inelegível'
O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro.| Foto: EFE/Miguel Gutiérrez
Não se sabe se o STF da Venezuela está copiando o STF do Brasil, ou se o STF daqui está copiando o de lá, mas o que fica cada vez mais claro pela exposição pura e simples dos fatos é que os dois estão se comportando como um “copiar e colar” um do outro. Sete meses atrás, sem que tivesse sido condenado por crime nenhum, eleitoral ou de qualquer outra espécie, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi declarado inelegível por oito anos pelo departamento de eleições do STF.
Agora, a “suprema corte” da Venezuela, uma piada jurídica equivalente aos tribunais do mesmo tipo que existem na Coreia do Norte ou em Cuba, declarou inelegível por quinze anos a candidata Maria Corina, a favorita para ganhar as eleições presidenciais de 2024 contra o presidente de fato vitalício Nicolás Maduro. Corina tem 56 anos de idade, doze a menos que Bolsonaro; acharam que o mais garantido era socar o dobro da pena em cima dela. O motivo, para as duas punições da arbitragem, é o mesmo: perigo de gol.
É um mandamento inspirado em Stalin: o que vale numa eleição, dizia o ditador da Rússia Soviética, não é quem vota, mas quem conta os votos.
Eis aí o Brasil, de qualquer forma, passando com louvor em mais um dos testes fundamentais para se juntar ao clube mundial das ditaduras com embalagem de democracia que existem por este mundo afora. Uma de suas regras mais rigorosas prescreve que é preciso haver eleições, pontualmente, mas a oposição não pode ganhar nunca. É um mandamento inspirado em Stalin: o que vale numa eleição, dizia o ditador da Rússia Soviética, não é quem vota, mas quem conta os votos.
Aqui e na Venezuela, o STF-TSE não apenas conta os votos. Faz a campanha eleitoral. Decide o que os candidatos podem ou não podem dizer na televisão e nos comícios. Decide quem pode ser candidato e quem não pode – e se algo der errado, cassa o mandato de quem sobreviveu a isso tudo e conseguiu se eleger, como fez com o deputado Deltan Dallagnol e está fazendo com o senador Sergio Moro. Para fechar a coisa pelos sete lados, proíbe de concorrer quem não está disputando nada, mas pode disputar no futuro, como Bolsonaro – e ameaça prender os candidatos indesejáveis, como ele, por crimes imaginários.
É verdade que o consórcio Lula-STF consegue, ainda assim, ficar em minoria no Congresso, como acontece agora. Mas, aí, resolvem o problema proibindo os senadores e deputados de aprovarem as leis que não querem, ou declarando “inconstitucionais” as que a oposição, apesar disso tudo, ganha nas votações do plenário. É realmente uma comédia. O presidente do STF fala na reunião anual dos bilionários na Suíça que há “segurança jurídica” no Brasil, quando o país é um dos menos seguros do mundo para quem acredita que as leis devem ser cumpridas.
O sistema de justiça do Brasil, seja lá pelo critério que for, é um dos mais caros do planeta – e, objetivamente, um dos piores. O tribunal que deveria oferecer a máxima segurança para o respeito aos direitos do cidadão, mantém aberto há cinco anos um inquérito policial que não obedece a nenhuma lei e se firmou como o maior instrumento de repressão política que o Brasil já teve. STF da Venezuela? O do Brasil está ali na reta final com ele, disputando cabeça a cabeça.
J.R. Guzzo, Gazeta do Povo
Efeito 'covil' Lula instalado na presidência da República pelo STF: Brasil fecha 2023 com déficit de R$ 230,5 bilhões
Apontamento é do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social
De acordo com dados do Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social, o governo Lula fechou o primeiro ano de governo com déficit primário de R$ 230,5 bilhões, o segundo pior da história, superando apenas o ano de 2020, início da pandemia de Covid-19 reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o rombo foi R$ 940 bilhões.O valor divulgado nesta segunda-feira (29),representa 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
O déficit primário resulta do desajuste entre as despesas do governo e as receitas, quando os gastos superam o caixa do dinheiro público. Ao afinal do último ano, o governo recuou da proposta ventilada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, mediante compromisso com o Congresso, de alcançar o ‘déficit zero’.
Em declaração à imprensa, ao final do último ano, Lula admitiu que o Brasil não alcançará a meta da Fazenda e descartou cortar despesas com obras. Sequer mencionou o corte à privilégios e penduricalhos do alto escalão.
Com o Diário do Poder
Lúcio Vaz: Deputados torram R$ 6,6 milhões em viagens internacionais; teve passagem de R$ 90 mil
O presidente Arthur Lira e comitiva de deputados ao Fórum Jurídico de Lisboa - Foto: Reprodução/Facebook
Os deputados federais gastaram R$ 5,9 milhões com viagens em “missão oficial” ao exterior em 2023. Considerando os voos em jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), do presidente Arthur Lira, o valor vai para R$ 6,6 milhões. A passagem de um deputado para Toronto, no Canadá, custou R$ 90 mil. Dezenas de deputados incharam as comitivas das viagens do presidente Lula. Em 2022, último ano do governo Bolsonaro, as missões oficiais dos deputados custaram R$ 1,3 milhão.
O preço das passagens para determinados destinos varia muito, por alguns motivos. Das 323 viagens, 28 foram na classe executiva, no valor médio de R$ 32 mil. As quatro mais caras custaram em média R$ 71 mil. A cúpula da Câmara, formada por integrantes da Mesa Diretora, líderes de bancadas e presidentes de comissões têm direito a viajar na classe executiva. Deputados do chamado “baixo clero” podem fazer o upgrade para a executiva e pagar a diferença com a verba para o exercício do mandato – o “Cotão”. Passagens compradas na última hora também têm o preço muito elevado.
Passagens para Nova Iorque, por exemplo, custaram de R$ 3,5 mil a R$ 15 mil. Para Dubai, de R$ 7,6 mil a R$ 76 mil. A viagem do deputado Rodrigo de Castro (União-MG) a Toronto para visita técnica à empresa Vale Metais Básicos, de 18 a 20 de dezembro, custou R$ 99 mil, sendo R$ 89,7 mil com passagem.
As 'missões' mais caras
A viagem mais cara foi para Dubai, nos Emirados Árabes, em dezembro, para participar da Conferência das Nações sobre Mudança do Clima – a COP 28.
Foram pagas 106 diárias no valor de R$ 217 mil e passagens no valor de R$ 419 mil, num gasto total de R$ 635 mil
Só as cinco passagens executivas, no valor médio de R$ 52 mil, somaram R$ 258 mil. A mais cara, do deputado Fábio Macedo (Podemos-MA), chegou a R$ 76,4 mil. Por outro lado, a passagem da deputada Renilce Nicodemos (MDB-PA) para o mesmo evento custou R$ 7,6 mil.
A comitiva de dez deputados, que acompanhou o presidente Arthur Lira a Nova Iorque, em maio, para a Conferência DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, do Lide Brazil Investment Forum e do Jantar de Gala do Prêmio "Personalidade do Ano", promovido pela Câmara de Comércio brasileiro-americana, custou R$ 532 mil. Considerando ainda a despesa de R$ 220 mil com o jatinho da FAB, à disposição de Lira, mais os gastos com seguranças e assessores do presidente.
Em setembro, nove deputados participaram, em Nova Iorque, da cerimônia de abertura dos Debates-Gerais da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU. As despesas de viagem ficaram em R$ 110 mil porque apenas dois deputados viajaram em avião de carreira. Os demais faziam parte da comitiva do presidente Lula. Seis deles registraram participação na recepção oferecida à comitiva do Presidente da República na abertura do seminário Brazil on Focus, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
O presidente da Câmara também estava nessa “missão oficial”. Acompanhado por um assessor e um segurança, ele esteve em Nova Iorque de 17 a 21 de setembro. O voo de Lira em jatinho da FAB partiu de Maceió, local da sua residência, no dia 16 à noite. Retornou de Nova Iorque para Brasília no dia 20. Só o deslocamento da aeronave oficial custou R$ 213 mil. As diárias e seguro dos servidores somaram R$ 30 mil.
Lira participou em Nova Iorque de reunião do presidente Lula com empresários e investidores e de jantar oferecido pela Fiesp ao presidente Lula. Participou da sessão de abertura da 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU e da recepção ao presidente Lula.
Viagem de R$ 800 mil para Lisboa
A comitiva do presidente Lula em visita oficial a Xangai e Pequim, na China, contou com 14 deputados. Eles viajaram em aeronave oficial, mas as despesas com diárias somaram R$ 108 mil. Nove deputados estiveram na comitiva do presidente Lula a Lisboa em abril. As diárias dos parlamentares custaram R$ 90 mil.
A comitiva de 13 deputados participou de reuniões na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e no parlamento francês, em Paris, de 30 de abril a 6 de maio. A despesa da comitiva chegou a R$ 315 mil, sendo R$ 187 mil com passagens. Quatro deles viajaram na classe executiva, no valor médio de R$ 31 mil. A passagem de Saulo Vianna (União-AM) custou R$ 33 mil. A de Tábata Amaral (PSB-SP) ficou em R$ 8,8 mil.
O Fórum Jurídico de Lisboa, promovido pela Faculdade de Direito de Lisboa e pelo Instituto Brasileiro de Ensino (IDP), criado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, atraiu 21 deputados. As diárias e passagens custaram R$ 434 mil. Mas o jatinho de Lira custou mais de R$ 236 mil. Contando com as despesas dos seguranças e assessores do presidente, a conta para a Câmara, ou seja, para o contribuinte – chegou a R$ 796 mil. Como revelou o blog, a viagem de autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário ao Fórum de Lisboa custou R$ 2,5 milhões aos cofres públicos.
Lúcio Vaz é jornalista e cobre a política em Brasília há 30 anos, revelando mordomias, privilégios, supersalários, desvios de recursos públicos e negociatas nos três poderes. Com passagens por O Globo, Folha de S. Paulo e Correio Braziliense, ganhou os prêmios Embratel e Latinoamericano de Jornalismo Investigativo ao descobrir a Máfia dos Sanguessugas.
Gazeta do Povo
As mentiras do primeiro ano de mandato do 'cartel Lula-STF'
Algumas das declarações falsas, incorretas ou exageradas dadas pelo petista ex-
presidiário ao longo de 2023 - Foto: Reprodução/Canal Gov
É notório o hábito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mudar de discurso de acordo com a plateia. Mas nem sempre nos damos conta de quantas vezes o petista inflaciona números, cita dados incorretos e responsabiliza os adversários por falhas cometidas por ele mesmo ou seu partido. Sem contar as declarações deslavadamente falsas.
Para demonstrar e mensurar as bravatas de Lula, selecionamos uma série de falas controversas registradas pela imprensa em seu primeiro ano de volta à Presidência da República. Veja a seguir quando, como e por que Lula mentiu.
Janeiro
Dia 8 – A esquerda nunca invadiu os Três Poderes
Ao decretar a intervenção no Distrito Federal após os atos nas sedes dos Três Poderes, Lula disse que “não existe precedente no que essa gente fez”. “Essas pessoas, esses vândalos, que a gente poderia chamar de nazistas fanáticos, de stalinistas fanáticos... Ou melhor, de stalinistas, não, de fascistas fanáticos. Fizeram o que nunca foi feito na história desse país. É importante lembrar que a esquerda brasileira já teve gente torturada, já teve gente morta, já teve gente desaparecida e nunca, nunca, vocês nunca leram uma notícia de algum partido de esquerda, de algum movimento de esquerda que invadisse o Congresso Nacional, a Suprema Corte e o Palácio do Planalto.”
Por que é mentira
Em 2006, mais de 500 integrantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), uma dissidência do MST, invadiram o Congresso com paus e pedras, quebrando vidros, equipamentos e ferindo pelo menos 60 servidores. O objetivo era entregar uma carta de reivindicações a favor da Reforma Agrária, e os prejuízos na época ficaram em torno de R$ 150 mil.
Em 2013, 300 lideranças indígenas entraram sem autorização no Plenário da Câmara para tentar impedir a tramitação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre mudanças no sistema de demarcação de reservas.
No ano seguinte, o então presidente do STF, Ricardo Lewandowski, suspendeu a sessão na Corte após uma tentativa de invasão de cerca de 20 mil militantes do MST que reivindicavam celeridade na reforma agrária. Eles chegaram a derrubar as grades que protegiam o local antes de serem contidos pela polícia.
Dia 23 – Tudo ótimo na Argentina
Em visita à Argentina, o presidente parabenizou o país pela conquista da Copa do Mundo e elogiou sua situação econômica. “A Argentina terminou o ano de 2022 de forma privilegiada não apenas na economia e na política, mas também no futebol.”
Por que é mentira
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas e Censos da Argentina, o país fechou 2022 com uma inflação de 94,8%, um recorde de mau desempenho em três décadas. Os argentinos ainda enfrentaram baixo crescimento, desemprego e emigração.
Fevereiro
Dia 2 – Paz na Ucrânia
Em sua primeira entrevista como presidente, concedida à RedeTV!, Lula afirmou que queria discutir a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, “porque não tem ninguém falando em paz”.
Por que é mentira
Naquele momento, tanto a Rússia quanto a Ucrânia vinham fazendo declarações no sentido de criar condições para possíveis acordos de paz.
Dia 2 – Presidente do BC escolhido pela Câmara
Ainda na RedeTV!, Lula disse que o atual presidente do Banco Central foi eleito pela Câmara dos Deputados.
Por que é mentira
A escolha da diretoria do BC cabe, desde 1974, ao presidente da República. Como prevê a Constituição, os indicados precisam passar pela aprovação do Senado, por meio de uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos e de votação secreta em plenário. Esse rito não foi alterado pela Lei de Autonomia do Banco Central, de fevereiro de 2021. O que ocorre agora é que o presidente e os diretores da instituição passaram a ter mandatos de quatro anos, que não coincidem com a eleição do presidente da República.
Dia 6 – Bolsonaro é o culpado pelos calotes de Cuba e da Venezuela
Durante a posse de Aloizio Mercadante (PT) como presidente do BNDES, o petista culpou Bolsonaro pelos calotes dados por Cuba e pela Venezuela, que atualmente totalizam cerca de R$ 4 bilhões. “E vamos ser francos. Os países que não pagaram, seja Cuba, seja Venezuela, é porque o presidente [Jair Bolsonaro] resolveu cortar relação internacional com esses países e, para não cobrar, para poder ficar nos acusando, deixou de cobrar.”
Por que é mentira
Os dois países deixaram de pagar o BNDES em 2018, quando o presidente era Michel Temer.
Março
Dia 2 – Economia estagnada
Lula afirmou que “a economia brasileira não cresceu nada, nada” em 2022.
Por que é mentira
O PIB brasileiro caiu 0,2% no quarto trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior, mas a economia do país fechou o último ano da gestão Bolsonaro com crescimento de 2,9% em relação a 2021, conforme divulgado pelo IBGE.
Dia 23 – Armação de Moro
O petista declarou que as ameaças do PCC contra Sergio Moro reveladas pela Polícia Federal eram uma “armação” do ex-juiz da Operação Lava Jato.
Por que é mentira
A PF entregou provas à Justiça do Paraná apontando que, além de Moro, sua mulher e seus filhos estavam na mira do PCC. A juíza da 9ª Vara Federal de Curitiba, Gabriela Hardt, afirmou na ocasião que há provas de que “atos criminosos estão efetivamente em andamento”.
Abril
Dia 14 – Futebol chinês na TV
Em entrevista à CCTV (China Central Television, em inglês), Lula afirmou: “Eu acompanho os jogos do campeonato chinês que passam na televisão brasileira”.
Por que é mentira
Desde 2020, a ESPN não transmite mais as partidas da Superliga Chinesa de Futebol. No momento, os jogos só podem ser vistos no país por meio de streamings pagos.
Dia 22 – Ucrânia e Rússia têm responsabilidades iguais
Durante uma entrevista coletiva concedida em Portugal, o presidente disse que “nunca igualou” as responsabilidades de Rússia e Ucrânia na guerra. “Eu nunca igualei Rússia e Ucrânia. Eu sei o que é invasão e o que é integridade territorial. Mas agora a guerra já começou e alguém precisa falar em paz”, afirmou.
Por que é mentira
Em mais de uma ocasião, Lula responsabilizou os dois países pela guerra, como em uma declaração dada a jornalistas em agosto: “Por enquanto, a gente não tem ouvido nem de Zelensky nem de Putin a ideia de que vamos parar e vamos negociar. Por enquanto, os dois estão naquela fase de ‘eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar, eu vou ganhar’, sabe? Enquanto isso, as pessoas estão morrendo”. Em outra entrevista, dessa vez à revista americana Time, quando ainda era pré-candidato à Presidência, ele disse que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, era tão responsável quanto Putin pela guerra.
Maio
Dia 9 – Ucrânia não quis comprar blindados
Em uma entrevista coletiva, Lula disse ser “fake news” que a Ucrânia solicitou ao governo brasileiro a compra de 450 blindados-ambulância para ajuda humanitária.
Por que é mentira
De acordo com o Estadão, o pedido foi enviado ao ministro da Defesa, José Múcio, em 27 de abril. Posteriormente, por pressão do PT, o Itamaraty vetou a venda de blindados à Ucrânia e o país perdeu o negócio, no valor de R$ 3,5 bilhões.
Dia 29 – A Venezuela é uma democracia
Após uma reunião com Maduro em Brasília, Lula disse que considera “a coisa mais absurda do mundo” negarem que o ditador é o presidente da Venezuela, tendo sido eleito pelo povo, enquanto “o cidadão que foi eleito deputado [Juan Guaidó] fosse reconhecido como presidente”.
Por que é mentira
Maduro está no poder há mais de uma década, sem eleições justas. Não há independência entre os poderes e o regime persegue opositores e jornalistas, cometendo violações de direitos humanos e crimes contra a humanidade.
Junho
Dia 1º – Não indicaria companheiro ao STF
Durante um debate realizado em 2022, na TV Bandeirantes, Lula afirmou que não indicaria uma pessoa próxima ao STF. “Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, para colocar companheiro, para colocar partidário é um atraso. É um retrocesso que a República brasileira já conhece muito bem, e eu sou contra”.
Por que é mentira
No dia 1º de junho, o presidente indicou Cristiano Zanin à vaga de Ricardo Lewandowski no STF. Zanin foi seu advogado nos processos da Lava Jato desde 2013 e o responsável pelos recursos no Supremo que resultaram na anulação de suas condenações. “Já era esperado que eu fosse indicar o Zanin para o STF. Não só pela minha defesa, mas porque eu acho que se transformará em um grande ministro da Suprema Corte. Conheço suas qualidades, formação, trajetória e competência. E acho que o Brasil irá se orgulhar ”, disse
Dia 7 – Governo para todos
Logo após as eleições, o presidente disse que foi eleito “para governar para 215 milhões de brasileiros”: “Eu vou governar para todos sem distinção. Sem olhar se é rico ou se é pobre, sem olhar se é de esquerda ou de direita”. A fala foi repetida durante a posse: “Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”.
Por que é mentira
Em 7 de junho, Lula afirmou que tem lado e governará prioritariamente para as pessoas que ajudaram em sua eleição. “E nós queremos lembrar delas depois da nossa eleição. É para elas que a gente deve a nossa votação, a nossa eleição. E é para elas, prioritariamente, que nós vamos governar. Nós temos lado”, disse em um discurso.
Dia 14 – 16 milhões de inscritos no Enem
Em um vídeo divulgado pela Presidência, Lula convidou os estudantes a se inscreverem no Enem, dizendo que o Exame andou “um pouco desmoralizado” na gestão Bolsonaro. “Nós precisamos recuperar a força do Enem, porque o Enem foi a coisa mais extraordinária. Nós chegamos a ter 16 milhões de pessoas inscritas.”
Por que é mentira
O recorde de inscrições na prova foi registrado em 2014, com quase metade do número de participantes mencionado pelo petista: 8,7 milhões.
Dia 13 – Boa relação com o agro
Em uma live, o presidente afirmou que nunca teve problemas com o agronegócio. Dois dias depois, o petista também disse para rádios de Goiás que, de sua parte, a relação é pacífica. “Eu tenho noção do que fizemos, tenho noção que o problema deles conosco é ideológico. Não é de dinheiro. Vamos fazer um bom plano Safra porque queremos que a agricultura brasileira continue produzindo, plantando cada vez mais, para a gente continuar exportando.”
Por que é mentira
Em maio, durante o Agrishow, em São Paulo, Lula chamou agricultores de “fascistas” e “negacionistas”. E em 2022, ainda durante a campanha eleitoral, disse ao ‘Jornal Nacional’ que parte do agronegócio é “fascista e direitista”.
Dia 23 – 33 milhões passando fome
Em Paris, durante uma cúpula realizada para discutir um novo pacto financeiro global, o presidente afirmou: “Treze anos depois, eu volto à Presidência da República do Brasil. E, outra vez, 33 milhões de pessoas estão passando fome.”
Por que é mentira
De acordo com dados da ONU, cerca de 10,1 milhões de brasileiros passaram fome entre 2020 e 2022, o que representa uma redução em relação aos anos anteriores.
Dia 29 – Venezuela tem mais eleições que Brasil
Em entrevista à Rádio Gaúcha, Lula disse que “a Venezuela tem mais eleições que o Brasil” e por isso não deveria ser classificada como uma ditadura. “Deixa eu lhe falar uma coisa, o conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia porque a democracia que me fez chegar a presidente da República pela terceira vez. Por isso que eu gosto da democracia e a exerço na sua plenitude.”
Por que é mentira
Relatórios apontam que a Venezuela não coloca em prática conceitos essenciais para a democracia (eleições justas, respeito aos direitos humanos, Estado de Direito, pluralismo político, participação dos cidadãos). Uma reportagem da Gazeta do Povo explicou por que o país é uma ditadura.
Julho
Dia 13 - 186 milhões de casas
O presidente disse para a TV Record que iria reconstruir 186 milhões de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida cujas obras estavam paradas.
Por que é mentira
A própria Secretaria de Comunicação da Presidência teve de corrigir o dado para 186 mil. Segundo o IBGE, em 2022, o número total de domicílios particulares no Brasil não chegava a 75 milhões.
Agosto
Dia 2 – Caranguejo comeu meu dedo
No lançamento de um programa voltado para a atividade pesqueira, o presidente disse que, além de pescador, foi catador de siri e de caranguejo. “Quem não acredita nisso, esse dedo aqui eu perdi pegando um caranguejo, lá em Pernambuco. Essa é a prova da minha relação com vocês.”
Por que é mentira
A Secretaria de Comunicação Social esclareceu que a declaração foi uma piada, mas quem não conhece a trajetória de Lula pode ter acreditado ou ficado confuso. Ele perdeu o dedo mínimo em 1964, quando trabalhava na metalúrgica Independência, em São Paulo. A história foi contada em várias entrevistas (como nesta para Jô Soares e, mais recentemente, para o PodPah) e inclusive ganhou uma dramatização no filme ‘Lula, o Filho do Brasil’ (2009).
Dia 26 – Dilma inocentada das pedaladas
Durante uma coletiva de imprensa em Angola, o petista disse que Dilma Rousseff foi absolvida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região das acusações de pedaladas fiscais. “A Dilma foi absolvida. Eu agora vou discutir como é que a gente vai fazer. Não dá para reparar o direito político.”
Por que é mentira
Dilma não foi inocentada. O TRF-1 apenas manteve o arquivamento da ação, sem julgar se a ex-presidente cometeu o crime. Embora Lula alegue que ela “foi julgada por uma coisa que não aconteceu”, o processo de impeachment foi bem fundamentado juridicamente e teve acompanhamento do Supremo Tribunal Federal.
Dia 26 – Ele é pobre
Na mesma entrevista, o presidente disse que é pobre. “Não pense que eu sou um frustrado porque eu sou pobre. Não pense. Aliás, a Lava Jato, que tentou me perseguir, me deu um atestado de pobreza, porque ficou ‘futucando’ a minha vida, meu telefone, a minha conta bancária, dos meu cinco filhos, invadiu minha casa, foi para a Suíça, foi para o Departamento de Justiça do Estados Unidos e não encontraram um dólar. Não encontraram um centavo. Mas não tiveram coragem de reconhecer, porque já tinham mentido muito para a sociedade brasileira. Eu sei que aqui, em Angola, vocês liam a revista Veja, eu sei que vocês assistem programa da televisão brasileira. Então, a desgraça de uma grande mentira, é que você passa o resto da vida contando ela para justificar a própria mentira.”
Por que é mentira
Na última eleição, o petista declarou ao Tribunal Superior Eleitoral possuir um patrimônio de R$ 7,4 milhões.
Dia 27 – Sem voos para a África
“Eu quero discutir como um país do tamanho do Brasil não tem voos diretos para o continente africano. Quando eu voltar para o Brasil, vou conversar com as companhias aéreas, com o Ministério dos Portos e Aeroportos. Vamos buscar soluções para esse problema”, declarou Lula em uma postagem no X.
Por que é mentira
Por meio do recurso “notas da comunidade”, usuários da rede comprovaram a oferta de voos diretos do Brasil para a Etiópia, Angola e África do Sul.
Setembro
Dia 11 – Desconhecimento sobre Haia
Depois de afirmar que o ditador russo Vladimir Putin não seria preso no Brasil, apesar de ser alvo de um mandado por parte do Tribunal Penal Internacional por crimes de guerra na Ucrânia, Lula disse que “nem sabia da existência desse tribunal”.
Por que é mentira
Além de ter se envolvido na indicação da primeira juíza brasileira (Sylvia Steiner) à corte de Haia, em 2003, o presidente já estudou recorrer ao TPI contra sua própria prisão. E, em abril do ano passado, afirmou que Bolsonaro “um dia será julgado em tribunal internacional pela sua atuação na pandemia”.
Dia 14 – Terremoto climático
Durante a cúpula do G20, o petista disse que o “terremoto [no Marrocos] não tem muita explicação a não ser a mudança do clima, a não ser o que nós estamos fazendo com o planeta”.
Por que é mentira
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, não existe uma relação entre o clima e terremotos.
Dia 14 – 4,3% de desemprego
Na mesma ocasião, Lula disse que “quando a Dilma deixou o governo, a gente tinha 4,3% de desemprego”.
Por que é mentira
De acordo com dados do IBGE, a taxa de desocupação no último trimestre do mandato de Dilma Rousseff chegou a 11,2%.
Outubro
Dia 5 – Apoiou a Constituinte
“Fui constituinte e participei com o desejo de uma sociedade livre, justa e solidária, que pudesse garantir a erradicação da pobreza e o desenvolvimento nacional e regional”, postou Lula no X.
Por que é mentira
O presidente e o PT criticaram a Constituição de 1988 e só a assinaram por uma questão protocolar. “O Partido dos Trabalhadores vota contra o texto e, amanhã, por decisão do nosso diretório, por decisão majoritária, o Partido dos Trabalhadores assinará a Constituição, porque entende que é o cumprimento formal de sua participação nesta Constituinte", declarou Lula na época.
Novembro
Dia 14 – 735 milhões de crianças famintas
Durante o programa ‘Conversa com o Presidente’, Lula criticou os recursos gastos com a guerra no Oriente Médio – pois, segundo ele, há “735 milhões de crianças passando fome no mundo”.
Por que é mentira
O número citado pelo petista corresponde ao total estimado de pessoas que passam fome no planeta, e não apenas de crianças, de acordo com um relatório das Nações Unidas.
Dezembro
Dia 14 – Não é democrático ser amigo de ministro
Durante a abertura da 4ª Conferência Nacional da Juventude, em Brasília, Lula disse que estava feliz por conseguir “colocar um ministro comunista” no STF. “Vocês não sabem como estou feliz hoje. Pela primeira vez na história deste país nós conseguimos colocar na Suprema Corte um ministro comunista, um companheiro da qualidade do Flávio Dino”, declarou.
Por que é mentira
A declaração revela uma mentira contada por Lula durante a campanha presidencial, no já citado debate da TV Bandeirantes – quando ele declarou que “não é democrático um presidente querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos. Tentar mexer na Suprema Corte para colocar amigo, companheiro ou partidário é um retrocesso”.
Dia 15 – Bolsonaro não inaugurou obras
No lançamento da obra da rodovia Contorno do Mestre Álvaro, próxima à BR-101, em Serra, no Espírito Santo, o presidente disse que Bolsonaro não inaugurou “um metro” de rodovia no estado durante seu governo. “Eu queria fazer uma pergunta para vocês. Eu quero que vocês sejam honestos aqui. Não honestos comigo, honestos com vocês mesmos. Se algum de vocês se lembra de um metro de rodovia inaugurado pelo governo passado neste estado. Se alguém souber, me conte”, disse. E acrescentou: “Em todos os estados que eu vou, eu pergunto uma obra que aquela ‘coisa’ inaugurou”.
Por que é mentira
Durante o governo Bolsonaro, diversas obras foram finalizadas no Espírito Santo. Entre as inaugurações estão o Cais de Atalaia, localizado no Capuaba, em Vila Velha, e o Contorno de Iconha, na BR-101, na região sul do Estado. Além disso, as obras do Contorno do Mestre Álvaro, inauguradas por Lula em dezembro do ano passado, foram iniciadas durante a gestão Bolsonaro.
Dia 16 – Nunca foi ao triplex
Durante a assinatura de um contrato de obras do Minha Casa, Minha Vida em São Paulo, Lula disse: “Até eu posso comprar um [apartamento] desse, até eu. Eu nunca tive apartamento com varanda. Nem o triplex que eles disseram que era meu, era meu. E eu nunca pude ir naquele maldito triplex.”
Por que é mentira
Em uma nota divulgada no dia 30 janeiro de 2016, o Instituto Lula afirmou que ele e a ex-primeira-dama Marisa Letícia (1950-2017) foram ao triplex do Guarujá em 2015. Inclusive há imagens dele no imóvel naquele ano. E, durante um depoimento ao ex-juiz Sergio Moro, Lula também confessou que esteve no imóvel com a mulher, em 2014.
(Colaborou com a apuração David Ágape)
Em tempo: Mas, fique à vontade para ampliar a lista...
Com informações de Bruna Komarchesqui, Gazeta do Povo
Bolsonaro faz live com 1,6 milhão de visualizações e atribui fracasso do ex-presidiário Lula às mentiras
Ex-presidente atrai ao vivo público de mais de 500 mil pessoas; ex-presidiário registrou o máximo de 5 mil
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste domingo (28) em live (transmissão ao vivo) no Youtube que “mentir não leva a nada”, referindo-se de maneira irônica à notícia de que o presidente Lula (PT) decidiu cancelar suas lives semanais, em razão da baixa audiência. \
A live da qual Bolsonaro participou aos lado dos filhos, esta noite, registrou 1,6 milhão de visualizações.
Durante uma “superlive” ao lado dos filhos, neste domingo (28), na qual apareceu vestindo a camisa da seleção de futebol de Israel, Bolsonaro criticou o fato de o atual presidente usar essas lives semanais para dirigir insultos a ele. “Até parece que quando Lula vai dormir, em vez de dizer ‘eu te amo, meu bem’, ele diz ‘Bolsonaro!'”, disse, sarcástico.
O atual presidente iniciou suas lives semanais em junho do ano passado, escolhendo como seu “entrevistador particular” Marcos Uchoa, ex-repórter da TV Globo filiado ao PCdoB, mas as emissões, sempre nas manhas de terça-feira, têm sido um enorme fracasso de público.
Enquanto um público de 3 a 5 mil pessoas acompanhavam as lives de Lula, na maioria ativistas do PT e jornalistas simpáticos a ele, o ex-presidente Jair Bolsonaro registrava em suas lives, em algumas ocasiões, a média de 500 mil espectadores ao vivo, número que se ampliava depois. Em 2021, por exemplo, no dia 28 de janeiro, Youtube registrou 578.595 mil visualizações da live de Bolsonaro.
O ministro-chefe da Secom, Paulo. Pimenta, confirmou o cancelamento das lives justificando-o como “mudança de estratégia”.
Diário do Poder
Autoridades fizeram 30 voos de jatinhos em 1 mês - Segue a farra às custas dos pagadores de impostos
FAB já fez dez voos de repatriação, resgatando cerca de 1500 brasileiros da área de conflito entre Israel e terroristas do Hamas (Foto: FAB)
Antes mesmo de completar um mês no ano de 2024, ministros do governo Lula, presidentes do Senado e Supremo Tribunal Federal (STF) e o comandante da Marinha já contabilizam 30 voos nos jatinhos da Força Aérea Brasileira (FAB), do chamado Grupo de Transporte Especial (GTE). São as viagens que custam mais aos pagadores de impostos. Nas primeiras duas semanas, Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, estabeleceu um recorde: seis viagens de jatinho em 19 dias.
Em segundo lugar, o ministro José Múcio (Defesa), já requisitou os jatinhos para quatro viagens oficiais este mês.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, realizou três viagens em jatinho da FAB, apenas nos primeiros dias do ano.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), realizou uma viagem, segundo a Transparência da Força Aérea.
Diário do Poder