sexta-feira, 18 de junho de 2021

Térmicas vão operar na época de chuva para afastar racionamento em 2022

 

Agravamento da crise hídrica levou ao acionamento total das térmicas, com impacto bilionário nas contas de luz.| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo


As usinas térmicas em todo o país devem permanecer em operação até mesmo no próximo período chuvoso, entre novembro e abril, com o objetivo de afastar qualquer risco de racionamento em 2022. A estratégia foi definida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), segundo o diretor-geral do órgão, Luiz Carlos Ciocchi.

Nesta semana, o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, afirmou que a Aneel deve aprovar ainda neste mês de junho uma revisão das bandeiras tarifárias, as cobranças adicionais incluídas na conta de luz do consumidor para arcar com gerações mais caras, como a térmica. Segundo Pepitone, o reajuste pode ultrapassar os 20% na bandeira vermelha 2 (atualmente em vigor).

Dados da Aneel mostram que o acionamento total do parque termelétrico em decorrência da crise hídrica acrescentou R$ 4,3 bilhões às contas de luz do brasileiro entre os meses de janeiro e abril de 2021.


Gazeta do Povo