sábado, 19 de junho de 2021

Cruzeiros voltam a circular pelo mar do caribe

 Por causa da pandemia do vírus chinês, o setor registrou US$ 400 milhões de prejuízo e a perda de 10 mil empregos na região de Quintana Roo


Os cruzeiros voltam ao mar
Os cruzeiros voltam ao mar

Depois de mais de um ano sem receber cruzeiros devido à pandemia de covid-19, um navio voltou a atracar nesta semana na ilha de Cozumel, no Caribe mexicano. Mais de mil passageiros estavam a bordo. De acordo com reportagem do Portal UOL, Carlos Joaquín, governador do estado de Quintana Roo, enalteceu o “espírito” da indústria de cruzeiros ao trabalhar incansavelmente para se recuperar da crise.

“A chegada deste primeiro cruzeiro a Cozumel depois deste longo recesso nos convida a olhar para o horizonte com otimismo”, disse Joaquím, ao destacar os prejuízos multimilionários no mundo e no México resultantes da pandemia.

A Secretaria de Turismo de Quintana Roo informou que o setor de cruzeiros registrou até US$ 400 milhões de prejuízo e a perda de 10 mil empregos na região. Ao todo, foram fechados cerca de 120 mil postos de trabalho relacionados ao turismo no estado.

Apesar da queda considerável no número de turistas, o México foi o terceiro país mais visitado do mundo em 2020, de acordo com estimativas da Organização Mundial do Turismo. Uma das razões foi a pouca quantidade de restrições e medidas sanitárias.

Com o reinício das atividades, as autoridades locais esperam que em 2021 pouco mais de um milhão de passageiros de cruzeiros cheguem à ilha de Cozumel e quase 400 mil ao porto vizinho de Mahahual. Segundo a empresa Royal Caribbean, para cumprir os novos protocolos sanitários foram ampliadas as instalações e o equipamento médico, e estabelecidos vários protocolos para testes e medidas de segurança.

Revista Oeste