quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Tarcísio Gomes de Freitas... A competência de mais um 'posto Ipiranga' no governo Bolsonaro

Ex-capitão do Exército transformado em ministro da Infraestrutura cresce no Twitter e na agenda positiva do governo Bolsonaro

Resultado de imagem para fotos do ministro tarcisio gomes de freitas

Divulgação 


Discreto na vida pública e avesso a declarações polêmicas, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, não faz o perfil típico de ministro bolsonarista. Ainda assim, tem conquistado espaço cada vez maior entre os apoiadores de Bolsonaro no Twitter. O ministro – de perfil técnico e pouco conhecido até ser escolhido pelo presidente, em novembro do ano passado – virou símbolo de pautas positivas, com uma agenda que vai do asfaltamento de estradas até a concessão de crédito para caminhoneiros. Em setembro, foi um dos dez bolsonaristas mais citados no Twitter, com 317 mil menções a seu nome. Ficou lado a lado com o ministro da Economia, Paulo Guedes.
Os dados foram compilados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (Dapp-FGV), que, a pedido da piauí, tem monitorado as citações a políticos e figuras ligadas ao governo no Twitter. As menções a Tarcísio têm crescido de forma quase constante desde o início do ano. O maior salto se deu em julho, quando o ministro passou de 184 mil citações para 353 mil. Ele mantém esse patamar desde então. Com isso, superou as menções aos ministros Ricardo Salles, Ernesto Araújo e Damares Alves.
O crescimento de Tarcísio no Twitter coincide com o declínio de Paulo Guedes. O Posto Ipiranga original, visto desde a campanha como um fiador a quem Bolsonaro recorria para tratar de economia, perdeu espaço entre os tuiteiros. Seu pico de menções se deu em abril, durante a tramitação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados. Na época, Guedes foi citado 1 milhão de vezes – em grande parte, devido a polêmicas como a do deputado Zeca Dirceu (PT-SP), que o chamou de “tchutchuca” durante uma audiência. De abril em diante, as menções ao ministro caíram mês a mês. Ele ainda é um dos bolsonaristas mais relevantes na rede, mas se estabilizou num patamar de 350 mil menções.
O terreno das pautas positivas, antes restrito a Guedes e ao ministro da Justiça, Sergio Moro, agora é disputado por Tarcísio. O ministro da Infraestrutura tem sido elogiado com frequência por Bolsonaro e seus filhos, principais mobilizadores do governo no Twitter. Assim como o presidente, Tarcísio é ex-capitão do Exército e estudou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). Também passaram pela mesma escola o vice-presidente Hamilton Mourão e os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Fernando Azevedo e Silva (Defesa).
Quando teve seu nome anunciado por Bolsonaro, no final do ano passado, Tarcísio gerou desconfiança entre parte dos apoiadores do presidente por ter trabalhado para os governos Dilma e Temer – primeiro no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), depois na Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). A preocupação, hoje, parece ter evaporado. Até o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), cujo sarrafo não costuma poupar membros do governo, faz elogios públicos ao ministro. Recentemente, compartilhou um vídeo em que Tarcísio defende a continuidade de obras públicas, mesmo as que foram iniciadas em governos petistas. “Como seria bom para o Brasil se todos sempre pensassem assim!”, escreveu o filho 02 do presidente.
De setembro a outubro, o canal oficial de Bolsonaro no YouTube publicou quatro vídeos protagonizados por Tarcísio. Na maior parte deles, o ministro mostra como tem procurado investimentos no exterior por meio de roadshows com empresários. Em julho, ele participou de uma live com o presidente para falar sobre seu trabalho. Na introdução do vídeo, Bolsonaro leu o currículo de Tarcísio e brincou: “Tem cara mais inteligente que você?” 
Em entrevista ao Estadão, no último dia 4, o presidente deixou claro que o ministro se tornou o mais novo Posto Ipiranga. “Você bota o Tarcísio na sua frente, você quer saber da BR tal, ele tem um HD na cabeça e sabe como resolver o assunto”, disse Bolsonaro. “Se você perguntar para mim, com todo respeito, eu sei, acho que 10% do que o Tarcísio sabe.”
Em setembro, Tarcísio ficou em nono lugar no ranking dos bolsonaristas mais citados no Twitter. Com isso, superou a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e ficou logo atrás de Paulo Guedes. A lista foi encabeçada pelo ministro Sergio Moro – que vem caindo em número de menções –, seguido dos filhos do presidente. Em quinto lugar ficou a deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), que se tornou uma das principais vozes do governo nas redes sociais, à frente de quase todos os ministros.

Luigi Mazza,Piauí