sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Bolsonaro diz que Mercosul firmou acordo com Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein

O presidente Jair Bolsonaro comemorou pelo Twitter a conclusão de um acordo de livre-comércio entre Mercosul e a Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA, na sigla em inglês) firmado nesta sexta-feira, 23.

- Concluímos hoje as negociações do Acordo de Livre Comércio entre MERCOSUL e EFTA (Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein), que tem PIB de US$1,1 trilhão e é o 9° maior ator comercial do mundo. Mais uma grande vitória de nossa diplomacia de abertura comercial. 👍🇧🇷

8.373 pessoas estão falando sobre isso

"Concluímos hoje as negociações do Acordo de Livre-Comércio entre MERCOSUL e EFTA (Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein), que tem PIB de US$1,1 trilhão e é o 9° maior ator comercial do mundo. Mais uma grande vitória de nossa diplomacia de abertura comercial", tuitou o presidente.
Bolsonaro ainda parabenizou os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura), "que estiveram à frente das negociações".

Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro em cerimônia do Dia do Soldado no Quartel General do Exército. 
Foto: Eraldo Peres/AP

Críticas ao presidente francês

Também na rede social, ele voltou a criticar o presidente francês, Emmanuel Macron. Bolsonaro disse lamentar que a França tenha afirmado que o presidente do Brasil mentiu ao afirmar seus compromissos com o meio ambiente durante o encontro do G20 em junho.
Para ele, Macron divulgou a imagem de uma antiga queimada na Amazônia com o objetivo de "potencializar o ódio contra o Brasil por mera vaidade". O presidente se refere a um tuíte de Macron publicado nesta quinta-feira, 22, no qual o francês usou uma imagem de 1989 para lamentar as queimadas que afetam atualmente a floresta amazônica.
"Lamento a posição de um chefe de Estado, como o da França, se dirigir ao PR brasileiro como "mentiroso". Não somos nós que divulgamos fotos do século passado para potencializar o ódio contra o Brasil por mera vaidade. Nosso país, verde e amarelo, mora no coração de todo o mundo", escreveu Bolsonaro.
O presidente do Brasil ainda referiu-se a si mesmo como "chefe de uma das maiores democracias do mundo" e desejou "ao povo francês paz e felicidades".
Lamento a posição de um chefe de Estado, como o da França, se dirigir ao PR brasileiro como "mentiroso". Não somos nós que divulgamos fotos do século passado para potencializar o ódio contra o Brasil por mera vaidade. Nosso país, verde e amarelo, mora no coração de todo o mundo.

14,7 mil pessoas estão falando sobre isso


Gregory Prudenciano, O Estado de S.Paulo