sexta-feira, 23 de agosto de 2019

A lista de crimes de André Esteves, segundo Palocci

No despacho em que autorizou a Operação Pentiti, a juíza Gabriela Hardt reproduziu uma lista da Polícia Federal com a síntese dos supostos crimes praticados por André Esteves, segundo Antonio Palocci.

O ex-ministro acusou o banqueiro de lhe pagar propina em troca de decisões favoráveis no Conselhinho (CRSFN), além de fazer doações para a campanha de reeleição de Lula em 2006.

Palocci disse que Esteves articulou com Guido Mantega acesso a informações privilegiadas do Banco Central para favorecer o BTG em operações de mercado – inclusive sobre alterações nas taxas de juros.

O banqueiro teria pago propina em troca de posição privilegiada nos projetos do pré-sal e seria responsável pela “gestão de valores” de Lula por meio de contas secretas mantidas no BTG.

A lista segue com “possíveis doações realizadas em razão da operação de aquisição do banco Panamericano e de aportes feitos na instituição pela Caixa Econômica Federal”, além de “possíveis crimes contra a administração pública para a aprovação da MP 627/2013” – que tratava de tributação no exterior.



Com Claudio Dantas, O Antagonista