sábado, 22 de dezembro de 2018

Economista Ronei Glanzmann é escolhido secretário de aviação


Foto: José Patrício/Estadão
O futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, escolheu o economista Ronei Glanzmann, 40, para a Secretaria Nacional de Aviação Civil. Servidor de carreira, Glanzmann é o atual diretor de políticas regulatórias do órgão. À Coluna, ele defendeu a MP editada pelo atual governo que permitiu 100% do capital estrangeiro nas companhias aéreas. “Nós entendemos que esta abertura tem potencial para revolucionar o mercado de transporte aéreo no Brasil. Caberão muito mais empresas dentro de um mercado competitivo”, avalia.
Ponto de vista. O futuro secretário diz que, quanto mais companhias, melhor para a aviação civil. “Onde há competição, nós temos empresas melhores, mais rotas, preços mais baixos e uma maior variedade de serviços”, afirma Glanzmann.
Estabilidade… Em um evento com investidores, o futuro vice-presidente, general Hamilton Mourão, disse que a reforma trabalhista de Michel Temer foi muito tímida e defendeu a sua extensão para o serviço público. Procurado, afirmou que sua declaração é de caráter pessoal.
…na berlinda. A equipe de transição, no entanto, já planeja um estudo do que precisa passar pelo Congresso e o que pode ser alterado por processos internos. O objetivo é aumentar a produtividade dos servidores públicos.
Demorou… A Câmara dos Deputados respondeu somente ontem à noite questionário da PF sobre o fato de o nome de Adélio constar no registro de entrada de visitantes no dia em que ele esfaqueou Bolsonaro. O delegado do caso vai analisar se as respostas, sob sigilo, são suficientes.
Fio solto. As três principais linhas de apuração da PF envolvem o registro na Câmara, o pagamento de honorários ao advogado de Adélio e o suposto envolvimento do PCC no episódio.
Andreeza Mais, O Estado de São Paulo