sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Câmara dos EUA aprova fundos para construção de muro e aumenta ameaça de paralisação

WASHINGTON - A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira, 20, um projeto de lei de orçamentos que inclui os US$ 5 bilhões para a construção do muro na fronteira com o México, exigido pelo presidente Donald Trump. O plano, com fundos para o governo até o dia 8 de fevereiro, seguiu adiante com 217 votos a favor - todos republicanos - e 185 contra, os democratas em bloco e oito congressistas conservadores.
Capitólio - Estados Unidos
Senado debaterá o novo projeto nesta sexta, embora a aprovação
 seja improvável já que os democratas têm votos suficientes para
 bloqueá-lo Foto: Al Drago / The New York Times
Os republicanos na Câmara apresentaram o projeto para aprovação depois que Trump anunciou que não assinaria o orçamento apoiado pelos dois partidos, previamente aprovado pelo Congresso, uma vez que não incluía fundos para a obra. O Senado debaterá o novo projeto nesta sexta, embora a aprovação seja improvável já que os democratas têm votos suficientes para bloqueá-lo, apesar de serem minoria.
Desta forma, o desacordo levaria os EUA a uma nova paralisação parcialadministrativa quando os fundos atuais acabarem, logo nos primeiros minutos do sábado.
Thank you to our GREAT Republican Members of Congress for your VOTE to fund Border Security and the Wall. The final numbers were 217-185 and many have said that the enthusiasm was greater than they have ever seen before. So proud of you all. Now on to the Senate!
37,4 mil pessoas estão falando sobre isso
"Obrigado aos nossos grandes congressistas republicanos pelo seu voto para financiar a segurança da fronteira e o muro. Muito orgulho de todos vocês. Agora ao Senado", disse Trump em sua conta no Twitter.
10

Política de ‘tolerância zero’ de Trump separa famílias na fronteira


O presidente também mencionou a líder democrata na Câmara dos Deputados, Nancy Pelosi, que assumirá como presidente da Casa em algumas semanas. Recentemente ela pediu que houvesse consenso nas fileiras republicanas para o financiamento do muro. "A próxima presidente Nancy Pelosi disse na semana passada, no Salão Oval, que os republicanos não tinham os votos para a segurança da fronteira. Hoje os republicanos votaram e ganharam. Nancy, não precisa se desculpar. Tudo o que quero é uma grande segurança na fronteira", afirmou o republicano. 

Com O Estado de S.Paulo e EFE