segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Veja filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que estão em cartaz nos cinemas

Folha de São Paulo


Os atores James D'Arcy e Kenneth Branagh em cena de 'Dunkirk' - Divulgação


Embora não haja um consenso entre os historiados sobre o dia que marca o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), agosto de 1945 foi o mês derradeiro do conflito.
O Japão se rendeu no dia 14 –a data é lembrada como Dia V-J, ou Dia da Vitória Sobre o Japão (Victory Over Japan Day, em inglês), e comemorada em 15 de agosto pelos Estado Unidos, quando a informação se espalhou.
Na Europa, o golpe final na Segunda Guerra ocorreu três meses antes, em 2 de maio de 1945, quando soldados americanos e soviéticos tomaram Berlim –Adolf Hitler (1889-1945) havia se suicidado em 30 de abril.
Veja abaixo três filmes que abordam o conflito e estão em cartaz nos cinemas de São Paulo.

'Dunkirk' 
EUA, 2017. Direção: Christopher Nolan. Com: Fionn Whitehead, Jack Lowden e Tom Hardy. 106 min. 14 anos. 
Do mesmo diretor de "A Origem" e "Batman: O Cavaleiro das Trevas", o longa é baseado na operação que resgatou mais de 400 soldados das forças aliadas, em Dunquerque, cidade portuária no norte da França, durante a Segunda Guerra Mundial.
Leia a crítica do filme. 
Veja salas e horários de exibição.

'Os Meninos que Enganavam Nazistas' 
Un Sac de Billes. França, Canadá e República Tcheca, 2017. Direção: Christian Duguay. Com: Dorian Le Clech, Batyste Fleurial e Patrick Bruel. 113 min. 14 anos. 
Inspirado no livro homônimo de Joseph Joffo, o longa é um relato autobiográfico do autor francês e narra a história de dois irmãos judeus que precisam escapar da perseguição nazista durante a ocupação na França.
Leia a crítica do filme. 
Veja salas e horários de exibição.

'A Viagem de Fanny' 
Le Voyage de Fanny. França e Bélgica, 2016. Direção: Lola Doillon. Com: Léonie Souchaud, Fantine Harduin e Juliane Lepoureau. 94 min. 12 anos. 
Baseado na autobiografia de Fanny Ben-Ami, o longa conta a história de uma garotinha judia de 12 anos que é escondida em um internato, após a prisão do pai, e precisa cuidar das duas irmãs mais novas. Com a iminência da invasão alemã, a jovem se torna líder de um grupo de oito crianças e, juntas, iniciam uma perigosa viagem pela França ocupada pelos nazistas para chegar à fronteira com a Suíça.
Leia a crítica do filme. 
Veja salas e horários de exibição.