sábado, 5 de agosto de 2017

Harley-Davidson ganha uma rival de peso nos EUA

The New York Times


Enquanto a tradicional marca perde mercado, 

a Indian cresceu 17% somente no 2º trimestre



Ao longo de seus 114 anos de história, a Harley-Davidson teve muitas candidatas a tirá-la de sua posição dominante como fabricante de motos tipicamente americanas. Até agora, a companhia conseguiu segurar seu posto. Talvez, no entanto, esteja prestes a enfrentar seu maior desafio em décadas.
A Polaris, empresa americana conhecida por seu apuro técnico, tem nas mãos a reverenciada marca Indian. E a empresa vem crescendo rapidamente. Para se concentrar na Indian, a Polaris anunciou em janeiro que deixaria de produzir a marca que criou dentro de casa – a Victory – para se concentrar na grife que comprou em 2011.
As vendas da Indian subiram 17% no segundo trimestre de 2017, enquanto as da Harley tiveram uma queda de 7%. O mercado de motos de grande porte, no qual ambas as empresas atuam, teve um resultado ruim: baixa de 9%.
Mesmo com os dados negativos, o domínio da Harley no setor continua forte, com 50% do mercado de motos de grande porte, enquanto a Indian ainda nem chegou aos 10%. 
A Polaris aprendeu a trabalhar com motocicletas ao criar a marca Victory, há 18 anos. O presidente da Polaris, Scott Wine, afirma que foi um duro aprendizado, mas que a empresa agora colhe frutos com a Indian. “A fatia de mercado da Indian já é maior do que era a da Victory.”
ctv-ubd-polaris
A mechanic moves an Indian motorcycle to the showroom at Indian Motorcycles of Northern New Jersey in Union, August 20, 2013. Polaris Industries Inc's relaunch this month of the Indian motorcycle, a storied U.S. brand older than Harley-Davidson, has pulses racing on and off Wall Street. Picture taken August 20, 2013. REUTERS/Eduardo Munoz (UNITED STATES - Tags: BUSINESS SOCIETY)
Conhecida por veículos off-road e trenós para a neve, a Polaris chegou ao mundo das motocicletas em 1998. A Victory, apesar de ter criado uma pequena legião de devotos, não conseguiu ser lucrativa o suficiente para justificar sua sobrevivência. Apesar de as vendas da marca terem crescido 7% em 2016, o resultado final foi negativo.
O destino da Victory começou a ser selado quando a Polaris comprou a Indian, em 2011. A companhia Indian foi fundada em 1901, mas acabou indo à falência em 1953, apesar de seu histórico de inovação e sucesso em corridas. Ao longo do tempo, várias empresas tentaram ressuscitar a grife, sem sucesso. Pelo menos até a chegada da Polaris.
Todas as motos Indian são construídas em Spirit Lake, Iowa. Apesar de novos modelos voltados aos jovens terem sido lançados, o grosso das vendas vem das opções tradicionais, que foram originalmente criadas antes da Segunda Guerra mundial. “Eles combinam um apelo interessante a um chassi moderno”, diz Karl Brauer, da consultoria Kelley Blue Book.
Robin Farley, analista do banco UBS, afirmou que os problemas da Harley não são apenas relacionados à falta de lealdade dos consumidores. Ele lembra que as vendas estão caindo há três anos, pois os aficionados por motocicletas estão envelhecendo, o que leva à redução da base de consumidores da empresa. / THE NEW YORK TIMES