sábado, 8 de julho de 2017

"Obesidade, diabetes e os fatores de risco para o coração", por Júlio Abramczyk

Tony Alter/Flickr
Dependendo de algumas características, pessoas com excesso de peso podem escapar do diabetes
Dependendo de algumas características, pessoas com excesso de peso podem escapar do diabetes

Folha de São Paulo

A obesidade afeta grande parte da população mundial e é um problema de saúde pública. Ela está relacionada a fatores de risco para doenças cardiovasculares, como diabetes e hipertensão.

Contudo, algumas pessoas com excesso de peso podem não sofrer de diabetes, segundo Gregory Nichols, do Centro de Pesquisas em Saúde da Kaiser Permanente, nos EUA, plano de saúde americano sem fins lucrativos com quase 12 milhões de segurados.

Em trabalho publicado na revista "Preventing Chronic Disease" os autores tinham por objetivo determinar a proporção de adultos não diabéticos com IMC (Índice de Massa Corporal) indicando sobrepeso ou obesidade que fossem portadores de quatro fatores de risco: pré-diabetes, hipertensão, triglicérides elevado e baixa fração HDL do Colesterol.

Dos 1.294.174 adultos da pesquisa, 52,5% apresentavam sobrepeso e 18,6% deles não tinham nenhum dos quatro fatores de risco.

Entre os restantes 47,5% do estudo, 9,6% dos obesos também não tinham nenhum fator de risco, assim como foi detectada ausência de fator de risco em 5,8% de portadores de obesidade mórbida.

Segundo os autores, os fatores de risco variam substancialmente. O sobrepeso ou obesidade aumenta o risco para problemas cardiometabólicos, mas o número e tipo de fatores de risco irá variar com a idade e características individuais e comportamentais, incluídos os obesos mórbidos deste grupo analisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário