sábado, 23 de julho de 2016

Dilma agora critica reajustes para funcionalismo

Com Blog do Josias - UOL


Pedro Ladeira/Folha
Dilma Rousseff criticou nesta sexta-feira os reajustes salariais concedidos ao funcionalismo pelo presidente interino Michel Temer. “Eu acho que há um excesso nessa história de você dar aumento, numa situação difícil para o país, para aqueles que ganham mais”, disse Dilma, em entrevista radiofônica. “Não tenho nada contra o aumento dos servidores. Acho que os servidores são merecedores. Mas, diante das dificuldades, você não pdoe dar aumento para aquelas camadas do funcionalismo público que ganham mais.”
Ironicamente, a principal justificativa de Temer para sancionar o regime de engorda dos contracheques dos três Poderes é a alegação segundo a qual os aumentos já haviam sido “negociados pelo governo anterior”. Nessa versão, o Planalto atearia fogo nas repartições, provocando um surto de greves, se retirasse da boca dos servidores públicos o doce que Dilma prometera.
Com o apoio declarado do Planalto, o Congresso aprovou reajustes que sorverão dos cofres do Tesouro R$ 52,9 bilhões até 2019. Foram beneficiadas corporações do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Na entrevista, Dilma atacou o aumento às “camadas que ganham mais” sem especificar a que fatias da folha salarial se referia.
Ouça abaixo a íntegra da entrevista da presidente afastada. Ela também falou sobre o caixa dois de R$ 4,5 milhões que o marqueteiro João Santana disse ter recebido para fazer sua campanha em 2010. Em nova edição do bordão “eu não sabia'', Dilma alega que não autorizou a mutreta.